Atualização de privacidade

Lançamos nosso Centro de Privacidade e atualizamos o Aviso de Privacidade. Saiba mais. >

Educação Financeira para todos

Além de interação, entretenimento e informação, a internet se tornou um importante canal de consumo.

Negócio online

Ano após ano, atraídos pela comodidade de pesquisas preços e encher o carrinho de compras com apenas alguns cliques, os consumidores têm levado o comércio eletrônico a faturar bilhões de reais.

E, diante de um mercado tão promissor, é natural que você já tenha pensado na possibilidade de expandir ou iniciar seu negócio no ambiente virtual.

No entanto, antes de se aventurar no mundo digital, é necessário ter o máximo de informações sobre o funcionamento do e-commerce e os cuidados normais de um negócio.

Abertura da empresa
A abertura de uma empresa online deve seguir os mesmos trâmites de uma empresa física. A única diferença entre a empresa online e a física é o canal de atuação, já que a primeira não atua fisicamente.

Antes de se aventurar pela internet, é importante que o empresário mergulhe no aprendizado sobre a utilização da rede para negócios. O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) oferece treinamentos neste sentido.

A criação de uma empresa online vai muito além de colocar um site na internet. É preciso planejar e viabilizar a parte física, como estoque, distribuição, emissão de boleto e nota fiscal etc..

Processos
Confira a lista de processos que o empresário deve conhecer antes de ter um negócio virtual:

  • ter uma boa rede de fornecedores;
  • ter atenção às formas de pagamento, que devem transmitir segurança e facilidade ao consumidor;
  • planejar a logística, com relação à entrega dos produtos;
  • deixar claros os procedimentos de troca e assistência;
  • ter um canal de relacionamento com o cliente.

As são válidas tanto para empresas novas, como para aquelas que já estão estabelecidas, mas que querem ampliar o canal de negócios. 

Para saber mais
O Sebrae oferece, durante todo o ano, curso online gratuito a proprietários de micro e pequenas empresas com menos de dois anos que queiram conhecer as ferramentas disponíveis na internet para elaborar estratégias de participação no mundo virtual.

Para participar do curso, basta de cadastrar e seguir a programação prevista, tudo pelo portal do Sebrae:
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/Busca?q=Cursos

Negócio online

Compartilhar