Educação Financeira para todos

Sabe-se que a rotina de um microempresário não é fácil. Entre todos os desafios de se destacar frente à concorrência, administrar o próprio negócio e coordenar uma equipe, é importante ficar atento aos recursos que otimizem processos e facilitem seu trabalho.

Compra de equipamentos

Máquinas e equipamentos estão cada vez mais presentes no dia a dia das empresas. No entanto, antes de sair por aí comprando tudo o que há de mais novo e sofisticado no mercado, é preciso atenção: seu negócio está preparado para tudo isso?

Pense bem antes de comprar
Antes de investir razoável quantia na aquisição de um equipamento, planeje-se! E aí cabem alguns questionamentos: qual o objetivo da compra? Quem utilizará a máquina? Os benefícios justificam o custo? Qual o equipamento compatível com sua empresa?

O primeiro ponto é verificar a real necessidade de uso. Dessa forma, você terá condições de analisar com mais clareza qual o equipamento mais indicado para o seu caso.

Pesquise!
Não há como negar que pesquisar preço é importante, mas você não deve se restringir a isso. Compare as condições de pagamento, a responsabilidade pelo transporte e instalação, a capacidade e a durabilidade do produto.

Tenha em mente que você dependerá do bom funcionamento dessa máquina. Por isso, verifique qual a garantia oferecida pelo fornecedor, além das condições estabelecidas para a troca de peças e componentes. A atenção também vale para os serviços de assistência técnica e de manutenção preventiva.

Opte por equipamentos mais fáceis de operar - em detrimento dos últimos lançamentos que, muitas vezes, têm funções que você nem vai utilizar. E busque também aqueles que lhe ofereçam condições de efetuar recondicionamento no futuro, de acordo com sua necessidade. Fique atento ao manual de operação e manutenção, para evitar problemas futuros.

A equipe
Verifique se em sua empresa você possui pessoas capacitadas para a utilização do equipamento que será adquirido. De nada adianta investir em uma máquina de última geração se ninguém saberá utilizá-la. Vale a pena, inclusive, pensar no treinamento do pessoal para isso.

Lembre-se: não se trata de uma aquisição rotineira. Ela envolve custos e conscientização de sua equipe para o melhor aproveitamento do equipamento adquirido. Planejamento, também nesta hora, é essencial.

Compra de equipamentos

Compartilhar