Educação Financeira para todos

16DEZEMBRO2019 — Um dos principais desafios do empreendedor é desenvolver a capacidade de desempenhar, sozinho, várias tarefas.

Ano Novo: como vai o planejamento da sua empresa?

Organização do local de trabalho, contatos comerciais, relacionamento com cliente, compra de material, contas a pagar e receber, elaboração de propostas e prestação dos serviços oferecidos são apenas algumas das múltiplas funções.

Mesmo diante de tanta correria, o empreendedor não pode esquecer de uma prática fundamental: cuidar do planejamento da sua empresa. Ele precisa saber, regularmente, os resultados que já alcançou, e estar sempre à frente, pensando nos próximos meses, no próximo ano, traçando estratégias para corrigir o curso, se necessário, para alcançar o que definiu.

Observe a saúde financeira da sua empresa
Analise seu fluxo de caixa, faça um balanço dos resultados do ano e observe a saúde financeira da sua empresa, considerando o quanto tem de reserva, para compensar aqueles períodos normais de menor movimento (e, consequentemente, menor faturamento).

Conhecer o efeito (positivo ou negativo) da sazonalidade no seu negócio ajuda você a preparar seu caixa e estar pronto para melhores decisões.

Construa uma reserva
Se você tem funcionários, deve construir uma reserva para o pagamento de férias e décimo terceiro, para que este compromisso não abale seu fluxo de caixa.

Ao longo do ano, planeje (e prepare o caixa da sua empresa) para as suas férias. Sim, você precisa descansar!

Pensando no próximo ano, reflita também sobre:

  • Mercado e concorrência
    Procure dedicar-se a compreender bem o seu mercado, o momento atual e o que tem feito a sua concorrência direta. Busque participar de eventos do seu setor, ouça colegas da área, esteja sempre atento às notícias.
  • Relacionamento com clientes
    Veja se você tem se dedicado à captação de clientes como deveria. Se conta hoje com apenas um cliente, mesmo que lhe garanta receita suficiente, não se acomode! Você precisa compor uma carteira, de forma a ter mais segurança.

    Além da captação, trabalhe na fidelização. Isso inclui compreender muito bem seu cliente, suas necessidades e objetivos, encontrando formas de não apenas atendê-lo, como surpreendendo-o positivamente, estabelecendo assim uma relação cada vez mais próxima e satisfatória para ambos.
  • Sua postura como empreendedor
    Experimente olhar para sua empresa “de fora”, como se fosse um espectador. Assim, avalie se você tem feito a sua parte, realizando um bom trabalho, delegando como deveria, agindo de forma estratégica e buscando novos negócios.

Você tem procurado se reciclar? É fundamental manter-se atualizado, por dentro das tendências e, principalmente, com uma visão positiva frente aos muitos desafios que o mundo empreendedor impõe. Sucesso!

Links relacionados:

Vida empreendedora
http://www.financaspraticas.com.br/empreender/gestao-e-negocios-pme/vida-empreendedora

Passos para a saúde financeira
http://www.financaspraticas.com.br/empreender/gestao-e-negocios-pme/passos-para-a-saude-financeira

Ano Novo: como vai o planejamento da sua empresa?

Compartilhar