Educação Financeira para todos

Na condução do seu negócio, alguns aspectos agem como indicadores do sucesso: o número de clientes e o grau de satisfação de cada um deles, sua posição frente à concorrência, a motivação de seus funcionários, suas instalações e equipamentos etc.

Hora do balanço

Porém, há um ponto que pode ajudá-lo a avaliar como anda o seu empreendimento: o seu fluxo de caixa. Como acontece com o orçamento doméstico, é ele que vai apontar a você como anda a saúde financeira da sua empresa.

Saiba proteger o seu fluxo de caixa
Ao longo do tempo, você pode adotar estratégias que protegem o seu fluxo de caixa:

  • cuide da contabilidade, mantendo processos e sistemas confiáveis;
  • elabore e controle relatórios financeiros;
  • seja sistemático, registrando e acompanhando a movimentação financeira de perto;
  • construa um fluxo de caixa realista e mantenha suas informações sempre atualizadas;
  • prepare seu fluxo de caixa para as adversidades (um cliente que atrasa o pagamento, por exemplo).

Além de acreditar na sua empresa e contar com uma força inabalável de realização, é preciso enxergar oportunidades e saber o momento certo de correr riscos, sempre bem calculados.

É natural que apareçam vários obstáculos na sua trajetória. O segredo é você enxergar neles uma oportunidade de crescimento e aprendizado.

Altos e baixos
A saúde financeira da sua empresa deve estar pronta para esses momentos: saiba identificar, ao longo do ano, os períodos em que o faturamento é maior ou menor. 

Tendo essa visão, você consegue se planejar melhor financeiramente, guardando recursos para os momentos mais difíceis e sabendo o momento ideal de investir em melhorias para a sua empresa, nos meses de maiores ganhos.

Hora do balanço

Compartilhar