Atualização de privacidade

Lançamos nosso Centro de Privacidade e atualizamos o Aviso de Privacidade. Saiba mais. >

Educação Financeira para todos

Muita gente sonha em trabalhar em casa: longe do trânsito, da correria, da pressão do chefe, das reuniões infindáveis e ainda curtindo um almoço especial, com direito até a uma soneca depois. Mas será que tudo é tão perfeito assim? Já parou para pensar nas desvantagens?

Você tem perfil para home office?

Se você planeja prestar serviços como autônomo ou profissional liberal, trabalhando em casa, deve avaliar primeiro se este modelo funcionaria para você. Confira algumas dicas que vão ajudá-lo a decidir:

Sua casa, seu trabalho
Sua casa tem espaço suficiente para lhe proporcionar um ambiente adequado de trabalho? Terá um local onde poderá pensar, se isolar da família e se dedicar realmente à sua atividade?

Infraestrutura
Já pensou na infraestrutura necessária para desenvolver sua atividade profissional em casa? Do que você precisa? Qual seria o investimento neste caso?

Rotina da família
Como é a logística da casa? Tudo é organizado, segue certo horário e ritmo? Você corre o risco de ser interrompido com frequência para resolver problemas domésticos?

Disciplina
Você é disciplinado? Consegue cumprir sua agenda e respeitar prioridades, ou precisa sempre que alguém cuide de tudo por você?

Sem chefe
Na empresa onde trabalha, precisa da cobrança do seu chefe para finalizar cada tarefa? Consegue se imaginar sozinho, em casa, realizando tudo sem qualquer supervisão?

Sozinho
Você trabalha melhor quando isolado ou precisa interagir o tempo todo? Esse item é fundamental na sua decisão. Afinal, o trabalho em casa lhe proporciona certa reclusão: boa para alguns, deprimente para outros. 

Gestão do tempo
Você tem traquejo para gerenciar seu tempo? Sabe dizer não quando lhe pedirem, em casa, para fazer algo nada relacionado ao seu trabalho?

Simplicidade ou status
Você se sente bem trabalhando com tranquilidade, em silêncio e fora dos “holofotes”, ou precisa de reconhecimento e posição social o tempo todo?

Otimismo
Você é uma pessoa otimista e confiante em si próprio ou, diante de qualquer dificuldade, se verá sozinho e um tanto derrotado? 

Faça acontecer!
Se, respondidas essas questões, você se considerou pronto para o Home Office, fique atento às dicas para fazer sua atividade decolar: 

  • fique atento à sua disciplina;
  • estimule sua família a apoiá-lo – você está em casa trabalhando. Portanto, não pode ser interrompido toda hora, como se diariamente fosse domingo;
  • não se isole demais – marque reuniões e compromissos fora do escritório, visite clientes, fornecedores, faça novos contatos. Participe de eventos, recicle seus conhecimentos;
  • defina, e respeite, o seu horário de trabalho
  • vista-se adequadamente para trabalhar. Diga não aos chinelos e pijamas!
  • estabeleça metas diárias
  • elabore e siga sua estratégia
  • brigue pelo seu espaço – seu escritório não é sala de estudo ou de brinquedos. Nada de compartilhar seu ambiente de trabalho com as crianças.
  • avalie-se com frequência... e premie-se quando merecer!
  • desligue-se nos momentos de folga. Evite visitar seu escritório nos fins de semana, a não ser que algum novo e vantajoso projeto justifique isso.
Você tem perfil para home office?

Compartilhar