Educação Financeira para todos

Liderança, persistência, dinamismo e boa tolerância aos riscos. Esses são alguns dos requisitos para quem se candidata a uma “vaga” de empreendedor.

Vida de Empreendedor

Mas, embora sejam necessários, eles não são suficientes para garantir o sucesso do negócio. Dele depende também a capacidade de se planejar, o que inclui buscar o máximo de informações antes de dar um passo que pode ser o mais importante da sua vida.

Para ajudá-lo nesse processo, colocamos nessa seção dicas relevantes que vão da análise do seu perfil ao relacionamento com os clientes, passando pelo processo de abertura da empresa e pela escolha do ponto comercial, entre outras orientações. Boa leitura!

Seu perfil
Muitas pessoas vivem sonhando em ter sua própria empresa. A maioria delas tende a enxergar apenas vantagens: conciliar vida pessoal e profissional, não ficar subordinado a um chefe, tirar férias quando quiser, determinar seus próprios horários... Mas passar de empregado a dono do negócio, abrindo mão inclusive da segurança financeira do trabalhado assalariado, pode ser mais difícil do que se imagina. 

Embora seja nítido o crescimento das micro e pequenas empresas no Brasil, sabe-se também que muitas delas não sobrevivem aos primeiros anos de vida, em razão da competição do mercado e, sobretudo, da falta de orientação adequada para a condução do empreendimento. Assim, antes de tomar qualquer atitude, é preciso parar e avaliar: você tem perfil para abrir uma empresa?

Descobrindo o tino empresarial
Para descobrir se você tem o famoso "tino empresarial" para montar seu próprio negócio e enfrentar o caminho tortuoso que, se bem conduzido, poderá levá-lo ao sucesso, seguem algumas perguntas. Pronto para o teste? 

  1. Você está preparado para se dedicar integralmente?
    Quanto mais o empresário se dedica ao seu negócio, maior a rentabilidade da empresa. Também é importante ter foco: quem quer fazer muitas coisas ao mesmo tempo acaba não fazendo nada direito.
  2. Como você lida com as pessoas?
    Muitas pessoas acreditam que basta ter conhecimento técnico do produto, ou serviço, para ter sucesso nos negócios. Mas não é bem assim. Ainda que o conhecimento do ramo de atividade da sua empresa seja importante, você depende de outras pessoas para manter as portas do seu negócio abertas e é preciso saber se relacionar com elas. 
  3. Você sabe lidar com dinheiro?
    Para iniciar um negócio, você precisa de capital e, por isso, é preciso entender qual a sua capacitação quanto ao gerenciamento financeiro de contas. Pense bem: você sabe gerenciar seu dinheiro ou é daqueles que estão sempre pagando as contas em atraso ou, o que é pior, entrando no limite do cheque especial, porque não se planejaram direito?
  4. Qual seu grau de aversão a riscos?
    Montar seu próprio negócio requer boa dose de ousadia, empreendedorismo e, principalmente, coragem para enfrentar os riscos comuns à abertura de uma empresa.

    Por melhor que seja a sua estratégia, há sempre a chance de algo não sair exatamente como você imaginou, de surgir um concorrente forte que lhe dê certo trabalho, enfim, situações difíceis de prever e de contornar.
  5. Você se considera organizado e rápido na tomada de decisões?
    Organização é uma característica essencial para quem está pensando em abrir um negócio: afinal, você precisa conciliar várias funções. O empresário deve ter ainda em seu perfil o dinamismo, para que se dedique às diversas atividades, além de capacidade para decidir rapidamente qual o caminho a seguir.

Compartilhar