Educação Financeira para todos

Por conta do avanço da tecnologia e da força das redes sociais, hoje você tem acesso aos anúncios de emprego por toda parte. Mas, no meio de tantas oportunidades, há grande risco de se perder na busca pelo emprego ideal. Para evitar que isso aconteça, é necessário seguir alguns passos, veja só:

Primeiro emprego
  • conheça-se:identifique seus pontos fortes e fracos, que tipo de atividade lhe dá mais prazer e quais mais aborrecem. Desta maneira, é possível fazer um filtro do tipo de emprego que seria bom para você.
  • desenvolva-se:hoje as empresas buscam pessoas inovadoras, criativas, antenadas, comunicativas e que saibam, principalmente, trabalhar em equipe. Dependendo da atividade, o profissional terá de aprimorar ou desenvolver esses tipos de habilidades.
  • estude:quanto maior o conhecimento técnico do profissional, mais oportunidades de emprego ele terá. Busque aprender sempre. Isso inclui também conhecer outros idiomas, especialmente, inglês e espanhol.
  • conheça o mercado:as informações estão acessíveis a todos, seja pela internet, jornal, rádio, televisão, revista, redes sociais, entre outros. Nestes canais, é possível se informar sobre a carreira escolhida. Pessoas que já atuam no mercado também podem ajudar contando sobre o cotidiano do trabalho.
  • informe-se sobre a empresa:além de conhecer o tipo de atividade desempenhada e os clientes atendidos é fundamental que os valores da organização sejam compatíveis com o seu. Esse tipo de informação pode ser encontrado no site da própria empresa ou até mesmo por meio de seus empregados.
  • atualize-se:procure estar atento às tendências da profissão. Hoje, há muitos cursos que podem manter o profissional atualizar e agregam valor a seu trabalho.
  • invista no networking:muitas vagas de emprego não são divulgadas pelas empresas, somente pelos profissionais que fazem parte do quadro de funcionários. Utilize as redes sociais para melhorar os contatos com colegas de escola, da universidade, familiares e profissionais que já trabalham na área em que se deseja atuar.

Nas universidades
Se você ainda está estudando, inscreva-se nos programas de recrutamento que ocorrem nas universidades. Os recrutadores das principais empresas frequentemente visitam as universidades procurando bons candidatos. É um modo excelente de entrar em contato com empregadores com quem de outras formas seria difícil estabelecer contato.

Primeiro emprego

Compartilhar