Educação Financeira para todos

A internet é hoje a ferramenta mais prática para buscar uma colocação.  Além das redes sociais, existem sites gratuitos e empresas especializadas na oferta de empregos.

Uso da internet

E como usar todos esses recursos a seu favor? Considerando que tanta gente está conectada, como se destacar diante desse mundo de informação?

  1. Apareça
    Mantenha-se à mostra: cadastre-se nas redes sociais, procure ampliar sua rede de contatos e mantenha também um blog, para expressar o que você pensa.
    Observe os aplicativos que são disponibilizados para emprego nas redes sociais. Atenção: cuidado ao disponibilizar seus dados na rede; leia muito bem todas as regras, incluindo confidencialidade das suas informações, antes de se cadastrar.
  2. Procure sites confiáveis
    Existe uma grande variedade de sites especializados na busca de emprego. Alguns são gratuitos, outros oferecem um período de degustação (você pode usar por uma semana sem pagar nada, da primeira vez, por exemplo).
    Antes de se cadastrar, opte pela indicação de amigos. Procurar um emprego não significa cadastrar seu currículo em todos os lugares disponíveis. Muita calma!
  3. Use bem a gratuidade
    O fato de você não estar pagando por algo não justifica utilizá-lo pouco. Ao contrário, procure tirar o máximo proveito da oportunidade! Cadastre seu currículo com máxima atenção, visite o site diariamente, faça uma busca detalhada de vagas. Não espere que façam tudo por você, seja proativo!
  4. Reforce sua marca
    Divulgue seu currículo como quem divulga uma marca. Mostre suas habilidades, apresente seu diferencial. Pare e pense: por que uma empresa deve lhe contratar? O que você pode oferecer? Pronto: inspire-se e escreva sobre você.
  5. Capriche na postura
    Uma vez na rede, fique atento à sua postura. Com uma rápida busca, e a ajuda de algumas ferramentas, recrutadores e empresas conseguem obter várias informações a respeito do candidato. Cuidado com as fotos que você divulga, com as opiniões que manifesta sobre diversos assuntos, com os locais que frequenta etc.
  6. Escolha bem sua rede de contatos
    Lembre-se: quantidade não garante nada! Procure triar muito bem seus contatos, buscando realmente os relevantes.
  7. Divulgue seus interesses
    Sim, você busca uma colocação, seja como primeiro emprego ou nova oportunidade de trabalho. Mas quais são suas ambições? Aonde pretende chegar? O que você busca em uma empresa?
  8. Respeite e valorize o seu perfil
    Evite enviar seu currículo para vagas que não se enquadrem ao seu perfil. Essa atitude pode sinalizar ansiedade e até desespero na busca por uma oportunidade.
  9. Mantenha-se informado
    Muitos processos seletivos e concursos são veiculados por sites de notícias. Procure acompanhar essas informações, triando e organizando, num calendário, aquelas que realmente lhe interessam.
  10. Seja proativo
    Além dos sites de busca de emprego e das diversas oportunidades nas redes sociais, procure visitar o site de empresas onde você gostaria de trabalhar. As grandes companhias oferecem, na seção Fale Conosco, por exemplo, o serviço de cadastramento do currículo para eventuais oportunidades. Aproveite!
Uso da internet

Compartilhar