Educação Financeira para todos

As confraternizações de fim de ano são um ótimo momento para descontrair, comemorar resultados, conhecer e interagir com pessoas de outros departamentos, fortalecer relacionamento com sua equipe e até mesmo com seu chefe.

Confraternização

Comida, bebida, música, diversão, tudo de graça! Finalmente, é hora de aproveitar. Certo? Nem tanto. Tenha cuidado e lembre-se que, por mais que o ambiente seja amigável entre os integrantes da equipe, sua rotina profissional continua no dia seguinte. Seja lá o que fizer, seu comportamento pode comprometer sua imagem diante do grupo e principalmente diante do seu chefe.

Pense bem no seu esforço ao longo do ano, para realizar um bom trabalho e no quanto quer crescer profissionalmente. Sendo assim, não arrisque toda essa trajetória em algumas horas de confraternização. Especialistas em carreira concordam: os abusos nessas ocasiões prejudicam sim a imagem do profissional e viram alvo de comentário por muito tempo, ainda mais em tempos de redes sociais e tanta tecnologia, onde tudo se propaga tão rápido.

Se você tem chefe...
Tudo bem que festa é lugar de aliviar a tensão, mas tente não esquecer quem é quem. Beba com moderação, evite exagerar nas brincadeiras e nada de comentários inconvenientes. Lembre-se: para os gestores, esta é uma excelente oportunidade para conhecer melhor seus funcionários. 

Não fale de trabalho nessas ocasiões, a não ser que a empresa solicite isso (com apresentação de resultados por área e planos para o próximo ano, por exemplo). Deixe no escritório os assuntos pendentes, eventuais desentendimentos ou problemas com fornecedores.

Não é hora, também, de falar com seu chefe sobre seu desempenho, de pedir mais prazo para entregar algum projeto ou, pior ainda, de conversar sobre remuneração.

Mais uma dica: procure respeitar a hierarquia, esteja onde estiver. Existem pessoas que misturam com facilidade vida pessoal e profissional, o que pode prejudicá-lo. Não é porque você sentou ao lado do diretor da empresa no jantar de confraternização, que deverá tratá-lo, a partir de então, como alguém muito próximo a você.

Se você é chefe...
Lembre-se: você deve dar o exemplo. Caso exagere na dose, poderá ser visto de forma diferente no dia seguinte. O tratamento será de maior intimidade e sua autoridade poderá diminuir sensivelmente. Parece detalhe, mas não é.

Aproveite a oportunidade para interagir, conhecer melhor sua equipe, passar momentos agradáveis e ouvi-los.

Resumindo, dez dicas:

  1. beba com moderação
  2. atenção ao traje, evitando decotes, roupas justas e curtas. Por mais que o ambiente seja descontraído, seus colegas de trabalho estarão lá;
  3. cuidado com comentários ou brincadeiras inconvenientes;
  4. respeite a hierarquia;
  5. deixe problemas e pendências no escritório;
  6. se você coordena uma equipe, aproveite a oportunidade para interagir e conhecer melhor seu grupo;
  7. veja a empresa como um todo (procure integrar-se);
  8. seja atencioso com seu chefe, porém sem exageros;
  9. mostre-se motivado, na medida certa; pense no dia seguinte.
Confraternização

Compartilhar