Durante toda a vida ativa, o profissional deve estar atento à sua carreira, identificando possibilidades de crescimento em sua área de atuação e buscando oferecer diferencial ao mercado.
Aproveitando o momento, responda: o que deseja de um emprego? A posição que ocupa hoje lhe garante motivação? O que falta, em seu currículo, para avançar em sua carreira?
O ciclo ótimo de carreira é o período em que existe troca, contrapartida entre empresa e profissional na relação de trabalho: o funcionário agrega valor para a organização, sente-se produtivo; a empresa, em contrapartida, reconhece isso e oferece elementos que o motivam.
Avalie possibilidades
Especialistas em Gestão de Carreira destacam que estamos na “Era da Trabalhabilidade”, iniciada por volta do ano 2000.
O grande diferencial desta fase é que os ciclos de trabalho vão mudando e o emprego se torna uma das formas de produzir. As pessoas começam a pensar sobre alternativas de trabalho: “como consigo desenvolver possibilidades para minha carreira sem ser um empregado?”.
Isso justifica, por exemplo, o grande número de empreendedores no País. As pessoas começam a buscar fontes alternativas de renda, pensando em um “Plano B”, seja em caso de desemprego, seja para conseguir um dinheiro extra para cobrir as contas em casa, seja na aposentadoria ou mesmo no desejo de mudar de percurso e construir seu próprio negócio.
Pilares da Carreira
No desenvolvimento profissional, é importante considerar alguns fatores que garantem motivação, combustível para seguir em frente. Conheça-os e avalie o grau de prioridade que tem destinado a cada um deles: