Educação Financeira para todos

Somos constantemente levados a tomar decisões, sejam elas financeiras ou não. Em busca do melhor caminho a seguir, consultamos informações, elementos que consolidem nossa escolha e contribuam para o nosso planejamento financeiro.

4 vieses do comportamento do investidor

Como se transformar em um investidor de sucesso
Diante de estratégias e decisões financeiras, nosso cérebro, muitas vezes motivado pelas emoções, acaba construindo alguns atalhos para chegar a uma resposta mais rápida. Esses atalhos podem nos levar a cometer alguns erros, chamados de vieses, e bastante utilizados para estudar as decisões, sobretudo na hora de investir no mercado financeiro.

Conheça os vieses mais comuns do comportamento do investidor:

  • Viés de Confirmação

Descreve a tendência de as pessoas interpretarem informações de forma a confirmarem suas próprias convicções. Se algum estudo, cientificamente comprovado, vai contra as nossas crenças, damos mais crédito ao que já conhecemos, sem dar espaço ao novo. Neste caso, o investidor só utiliza como ferramenta informações que confirmem a sua opinião.

  • Viés da Ancoragem

Faz com que uma informação inicial tenha maior peso na tomada de decisão ou na formulação de estimativas, mesmo que ela nem seja relevante. Isso acontece bastante com valores. Por exemplo: o investidor que toma decisões financeiras por impulso, se exposto recentemente à informação de que a ação da companhia X custa R$ 40, tende a achar barata a ação da companhia Y, cotada a R$ 15, ainda que as duas empresas não tenham nenhuma correlação, para serem comparadas.

  • Falácia do Jogador

É o viés que se origina de uma falha em compreender a noção de independência estatística e que nos faz “calcular” a probabilidade de um acontecimento com base na quantidade de vezes que ele já ocorreu. Em um jogo de “cara ou coroa”, por exemplo, esse viés leva uma pessoa a acreditar que o fato de ter ocorrido “cara” muitas vezes seguidas torna maior do que 50% a probabilidade de sair “coroa” no próximo lançamento.

  • Autoconfiança Excessiva

Está bastante relacionado ao viés de Confirmação. Este viés leva o investidor a confiar excessivamente em seus próprios conhecimentos e opiniões, acreditando ser sempre capaz de decidir sozinho

Fonte: a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulga e discute temas ligados aos estudos comportamentais no blog: “Penso, Logo Invisto?” http://pensologoinvisto.cvm.gov.br

4 vieses do comportamento do investidor

Compartilhar