Atualização de privacidade

Lançamos nosso Centro de Privacidade e atualizamos o Aviso de Privacidade. Saiba mais. >

Educação Financeira para todos

Boa parte dos brasileiros sabe ou pelo menos já ouviu falar da importância de poupar e investir para o futuro ou que dinheiro guardado em casa perde o valor. Mas, por enquanto, tudo funciona melhor na teoria do que na prática.

Não adie suas decisões

Existem diversas razões – ou desculpas – que levam as pessoas a adiarem a decisão de investir. Conheça algumas delas e, caso se identifique, aprenda com o erro dos outros e mude!

  • tenho muito tempo para pensar no futuro, ainda sou muito novo: quanto antes começar a poupar, menos terá de guardar mensalmente para garantir uma aposentadoria tranquila no futuro.
  • só ricos conseguem investir: muitas vezes não é o valor que você investe que faz a diferença, mas, sim, a frequência com que você consegue aplicar. Ao investir sempre, dentro de intervalos definidos, o esforço parece menor e o resultado é muito bom.
  • não é uma boa hora para começar a investir: com a volatilidade da bolsa de valores, muitos papéis estão em baixa, o que pode significar um ótimo momento para entrar. Na dúvida, peça ajuda. Caso o mercado de ações seja “demais” para o seu perfil de risco, busque outras opções. O importante é não deixar o dinheiro parado. 

As consequências do adiamento
Quanto mais se adia a decisão de investir, mais difícil fica planejar uma aposentadoria tranquila, já que, para atingir um determinado valor, será necessário dispor mensalmente de um montante cada vez maior.

Além disso, quem começa a investir tarde, já perto da idade de parar de trabalhar, não pode correr tanto risco em aplicações mais ousadas do que uma pessoa jovem, que tem praticamente a vida toda pela frente, o que acaba limitando um pouco os ganhos. 

Pense nisso e siga o ditado popular: "não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje".

Não adie suas decisões

Compartilhar