Educação Financeira para todos

(28 AGOSTO 2017) – Controlar o orçamento pessoal e manter as despesas de um veículo não é tarefa fácil. Além de gastos com manutenção e imposto, há ainda o seguro de carro, que pode apresentar forte variação de preço, de acordo com o perfil de risco do condutor.

Como escolher o seguro de automóvel adequado ao seu orçamento?

Veja dicas para contratar seguro e como fazer melhores escolhas para encontrar um seguro para carros mais barato.

Modelo do carro pode resultar em seguro mais barato
Quanto mais cara for a manutenção ou quanto mais visado for o automóvel, maior tende a ser o valor cobrado pelo seguro auto.

Antes de decidir o modelo que deseja ter, procure pesquisar o preço do seguro do carro e fazer algumas simulações. Muitas vezes a oferta de um novo carro pode ser excelente, porém o custo do seguro auto não será necessariamente vantajoso.

Avalie a melhor franquia do seguro automóvel
Na hora de escolher a franquia do seguro do automóvel (valor pago na ocorrência de um sinistro), o motorista deve estar atento aos riscos aos quais está exposto no dia a dia.

Quanto mais alto for o valor da franquia, mais barato será o valor do seguro para veículos, pois a participação do motorista no pagamento do dano será maior. Mas se a exposição a acidentes for grande, vale apostar em uma franquia menor e um seguro um pouco mais caro.

De olho na classe de bônus do seguro
Motoristas que passam um ano sem acionar a seguradora são bonificados com um desconto na renovação do seguro do carro. A cada ano este benefício é cumulativo, chegando até a classe 10 de bônus.

Vale lembrar que este benefício é do motorista, isto é, a bonificação existirá ainda que ele decida mudar de seguradora em algum momento.

Cobertura contra terceiros
Pague o seguro auto de acordo com sua realidade e evite a grande oferta de coberturas que dificilmente irá utilizar.

Se achar necessário manter itens como manutenção do lar (chaveiro, encanador, eletricista etc.), por exemplo, garanta que apenas um dos cônjuges pague por estas comodidades.

Seja realista no preenchimento do formulário de aquisição do seguro
Seja o mais honesto possível nas informações prestadas, que se forem divergentes da realidade podem ser encaradas como ato de má-fé e resultar em uma indenização negada. Portanto, sempre que mudar de situação comunique a seguradora.

Por exemplo, uma pessoa que tinha o carro apenas para lazer e passa a usá-lo para fins comerciais pode ter uma indenização negada, caso se envolva em um acidente a trabalho. Já os carros que passam a ser estacionados em garagens com portão automático oferecem menor risco, o que pode impactar na redução de preço do seguro.

Tenha um bom corretor de seguro auto
Um bom corretor é um excelente canal para apresentação da melhor oferta e indicação de pontos no questionário da seguradora que podem impactar no valor do seguro de acordo com o seu perfil de risco. Peça indicação a amigos próximos.

Reputação da corretora de seguros
Compare não apenas o preço do seguro do carro, mas também o desempenho da seguradora na hora de avaliar um sinistro. Às vezes, por uma diferença mínima na prestação, o segurado pode evitar um processo lento e burocrático para receber sua indenização.

Como escolher o seguro de automóvel adequado ao seu orçamento?

Compartilhar