Educação Financeira para todos

Apesar da baixa rentabilidade, a Caderneta de Poupança, como é tradicionalmente conhecida, é ainda bastante utilizada pela população, em função do baixo risco e da facilidade, tanto em aplicar quanto de sacar o dinheiro.

Caderneta de Poupança

Não há idade mínima para abrir uma conta poupança. Desde que assistidos pelos pais ou responsáveis, menores com idade de 0 a 16 anos podem ter uma caderneta de poupança.

Para abrir uma conta poupança, basta se dirigir ao banco com CPF, RG, comprovante de renda e residência.

Com a inflação em alta e diante do cenário de juros mais elevados, há hoje investimentos bem mais rentáveis do que a poupança. Portanto, se o seu objetivo é fazer seu dinheiro render, vale analisar muito bem as modalidades existentes e escolher a que mais se ajusta ao seu perfil, considerando alguns fatores importantes:

  • valor a ser investido;
  • prazo pelo qual o dinheiro vai ficar investido;
  • seu objetivo (para que quer investir este dinheiro);
  • sua reação em relação ao risco;
  • sua perspectiva de ganhos. 

Caminho para poupar
Agora, se o seu objetivo é aprender a guardar dinheiro, a Poupança ainda é sim um bom caminho e pode ajudar a criar esta cultura em casa. Assim que receber seu salário, reserve uma quantia para a Poupança. Você pode programar este depósito mensalmente, assim passa a nem contar mais com esse dinheiro na conta.

Atento à sua Educação Financeira, procure informações em seu banco sobre o funcionamento da Poupança. Planejadores financeiros falam em guardar 10% da sua receita (no caso, o salário que entra na sua conta), mas tudo depende da sua realidade. O importante é começar. 

Criada a cultura de poupar, o passo seguinte é buscar informações sobre alternativas de investimento.

Rentabilidade
Desde 4 de maio de 2012, a rentabilidade da poupança depende da taxa básica de juros, a Selic. A remuneração da poupança é de 0,5% ao mês e 6,17% ao ano, mais a variação da Taxa Referencial (TR), taxa de juros atualizada diariamente pelo Banco Central para servir de base para a rentabilidade de diversos investimentos.

Todos os valores que são depositados em uma caderneta de poupança são remunerados com base na TR mais juros de 0,5% ao mês. 

A Taxa Referencial usada é a do dia do depósito. Se a Selic estiver em 8,5% ao ano ou menos do que isso, a caderneta de poupança irá render 70% da Selic mais a TR. Já no caso da Selic ficar acima de 8,5% ao ano, a rentabilidade é composta pela TR mais 0,5% ao mês.

Para saber mais sobre o assunto, acesse:
http://www.bcb.gov.br/pre/portalCidadao/indecon/poupanca.asp?idpai=PORTALBCB

Caderneta de Poupança

Compartilhar