Atualização de privacidade

Lançamos nosso Centro de Privacidade e atualizamos o Aviso de Privacidade. Saiba mais. >

Educação Financeira para todos

Os fundos de índice, ou ETFs (Exchange Traded Funds), são negociados na BM&FBovespa. Eles seguem a variação de índices que medem o desempenho do mercado de ações ou de algum setor da economia. Por isso, fala-se que são fundos “espelhados em índices”.

ETFs

Ao comprar cotas de um determinado ETF, você se torna sócio de várias empresas ao mesmo tempo, como se tivesse uma cesta de ações. Um dos ETFs disponíveis é o BOVA11, baseado no Ibovespa, índice composto pelas ações emitidas por empresas que respondem por mais de 80% do número de negócios e do volume financeiro da Bolsa.

Como investir?
Para investir, é preciso ser cadastrado em uma corretora. Escolha a sua com atenção e observe os riscos e custos envolvidos, como a taxa de custódia (cobrada para manter seus investimentos) e a taxa de corretagem (cobrada, por algumas corretoras, pelas movimentações que você fizer nos seus investimentos). 

Atenção! Ao investir em ETFs, você está aplicando seu dinheiro no mercado de renda variável, o que significa que não é possível saber quanto o seu dinheiro vai render após determinado período. Segundo a BM&FBovespa, os ETFs são uma modalidade de investimento de longo prazo. Se você vai precisar do dinheiro investido daqui a alguns meses, esta pode não ser uma boa opção. 

Fonte:
BM&F Bovespa
http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/produtos/listados-a-vista-e-derivativos/renda-variavel/etf-de-renda-variavel.htm

ETFs

Compartilhar