Educação Financeira para todos

03Julho2017 - A ansiedade por ganhos fáceis e rápidos é comum, principalmente para quem está começando a investir, mas pode ser driblada quando há uma visão mais clara dos objetivos que se deseja alcançar no futuro.

Qual o melhor investimento para ganhar dinheiro a longo prazo?

Para que guardar dinheiro?
Não é porque um amigo seu está ganhando muito dinheiro com aplicação na bolsa de valores, que o mesmo vai acontecer com você. Planos para o futuro são muito pessoais e é o perfil de investidor que irá embasar sua escolha entre os diferentes tipos de aplicações financeiras.

Para que você deseja aplicar dinheiro? Para conquistar independência financeira? Comprar imóvel? Um carro novo? Garantir a educação dos filhos? Ter uma aposentadoria tranquila? Realizar uma grande viagem?

Note que cada objetivo financeiro tem um prazo para acontecer. Ao reconhecer os planos de curto (6 meses a 2 anos), médio (2 a 5 anos) e longo prazo (acima de 5 anos), é possível observar uma relação de risco e retorno ajustada a cada projeto.

Dicas para investir dinheiro: a importância do autoconhecimento
Que tipo de investidor você é? Qual risco de investimento você está disposto a correr? Para responder essas questões, foi criada a API – Análise de Perfil do Investidor, uma ferramenta utilizada pelas instituições financeiras que ajuda a identificar o perfil do investidor, relacionando a sua tolerância ao risco às suas expectativas.

  • Perfil Conservador: procura investir com segurança. Direciona a maior parte da carteira em produtos de Renda Fixa com baixo risco e alta liquidez.
  • Perfil Moderado: também preza por investir dinheiro com segurança, mas está de olho nos ganhos no longo prazo, diversificando de forma moderada seus recursos.
  • Perfil Arrojado: está mais disposto a assumir riscos de investimento para ganhar mais no futuro. Mantém uma parcela da carteira em Renda Fixa como forma de proteção do seu patrimônio, porém direciona mais seus investimentos em Renda Variável, como ações e fundos de ações.

Formas de investimento: visão estratégica x visão por produto
Sabendo com maior clareza quais são seus objetivos e qual sua tolerância ao risco, fica mais fácil pulverizar os seus investimentos de forma mais estratégica e menos voltada à rentabilidade de produtos específicos.

Você pode inicialmente adotar como estratégia a alocação de 80% do seu dinheiro em Renda Fixa e 20% em Renda Variável, por exemplo.

O próprio comportamento do mercado irá levá-lo a revisitar periodicamente a estratégia adotada. Se necessário, refaça o planejamento iniciado para manter a saúde financeira dos investimentos.

Tenha claro que o seu planejamento hoje vai impactar diretamente na sua qualidade de vida no futuro, quando você poderá ter a liberdade de viver como sempre desejou. Bons investimentos!

Para saber mais sobre investimentos, acesse:
http://www.financaspraticas.com.br/investir/como-investir/antes-de-investir

Você tem cuidado bem da sua saúde financeira? Teste aqui:
http://www.financaspraticas.com.br/recursos/quiz/voce-tem-cuidado-bem-da-sua-saude-financeira

Qual o melhor investimento para ganhar dinheiro a longo prazo?

Compartilhar