Atualização de privacidade

Lançamos nosso Centro de Privacidade e atualizamos o Aviso de Privacidade. Saiba mais. >

Educação Financeira para todos

Como consumidor responsável, você deve estar ciente da importância de ponderar vantagens e desvantagens antes de contratar crédito.

Prós e contras do consignado

O empréstimo consignado se destaca em relação às outras modalidades de crédito, por oferecer taxas de juro mais baixas. Isso acontece porque o risco de inadimplência é mais baixo quando comparado a outras formas de empréstimo, já que o pagamento é descontado diretamente do holerite do trabalhador ou do benefício pago pela Previdência Social.

Por outro lado, essa facilidade de ter o desconto em folha deve ser bem ponderada, assim como o prazo de quitação da dívida. Sabe por quê?

Imagine que você assuma um empréstimo consignado que desconte 30% do seu salário líquido por dois anos. Isso significa que, caso seu salário líquido seja de R$ 2.700, você irá contar com uma remuneração de R$ 1.890 por um longo período. Suas despesas cabem neste novo orçamento?

Ajuste seu orçamento
E se você tiver outros gastos inesperados durante este tempo todo, como despesas médicas, compra de remédios ou manutenção do carro, da casa... Como vai ajustar seu bolso à nova realidade? Lembre-se: você não pode adiar ou suspender o pagamento do consignado. O desconto acontecerá pontualmente da sua fonte de renda. 

Além das taxas menores, o empréstimo consignado é conhecido por oferecer a possibilidade de pagamento em parcelas bem pequenas, porém aumentando o prazo de quitação.

Com base no exemplo acima, antes de contratar o empréstimo, coloque tudo na ponta do lápis: veja se você terá condições de assumir essa dívida e de conviver com este salário menor pelo prazo estabelecido. Resumindo:

Prós

  • Parcelas de valor mais baixo.
  • Taxas de juro menores em relação às demais modalidades. 

Contras

  • Prazos longos de financiamento
  • Desconto direto do seu salário: você não pode adiar nem suspender o pagamento
  • Em caso de extinção do vínculo trabalhista, haverá retenção de parte do valor.
Prós e contras do consignado

Compartilhar