Educação Financeira para todos

(25 SETEMBRO 2017) – Com o dia 12 de Outubro chegando, crescem as expectativas dos pequenos sobre o que irão ganhar de presente no Dia das Crianças. E que tal surpreendê-los com experiências, no lugar de roupas e brinquedos? Afinal, essas vivências poderão deixar memórias afetivas que irão durar para sempre.

O Dia das Crianças vem aí: que tal um presente alternativo?

Como comemorar o Dia das Crianças sem gastar muito:

  • Viagem no final de semana com a família

Deixe que as crianças escolham o roteiro da viagem. Naveguem juntos na internet, conversem em família e planejem tudo, de acordo com o gosto de cada um, desde a escolha do hotel aos passeios e atividades que serão feitos em comemoração ao Dia das Crianças.

  • Eventos e atividades divertidas para crianças

Se viajar estiver acima do orçamento, há muitas outras opções de atividades e passeios como: cinema, teatro, show, circo, jogos em estádios, boliche, escalada indoor, parque de trampolim, corrida de kart, jogos de fuga etc. Melhor do que muitas lembrancinhas para o Dia das Crianças, não?

  • Atividades lúdicas para crianças

Sabe aquela vontade de aprender a tocar um instrumento, virar um mini chef de cozinha ou fazer acrobacias circenses? Existem escolas que ensinam os pequenos, de forma lúdica e para lá de divertida. Você pode fechar um pacote mensal ou apenas contratar aulas avulsas para viver a experiência.

  • Faça você mesmo

Outro presente de Dia das Crianças interessante é reunir a turma para preparar uma receita favorita, construir brinquedos artesanais com materiais recicláveis ou até mesmo realizar pequenos experimentos científicos ou outros projetos criados pela criança.

  • Educação Financeira para crianças

Crianças devem aprender desde cedo a cuidar do próprio dinheiro, para que se tornem adultos independentes e responsáveis financeiramente. A ideia de presenteá-los com uma poupança (e claro, um depósito inicial) é uma forma de despertar o interesse pelo assunto. O dinheiro acumulado no cofrinho agora ganhará um novo destino.

  • Adoção de animais

No lugar da lembrancinha de Dia das Crianças, este é um presente criativo e sem custos de aquisição. Além disso, pode ser uma forma de ensinar sobre solidariedade e responsabilidade.

A adoção de um animalzinho requer planejamento, amor e muitos cuidados. Em troca, as crianças terão a garantia de um fiel amigo para sempre, tornando o Dia das Crianças inesquecível.

Mas cuidado com as adoções por impulso, pois um novo animal envolve disponibilidade de tempo, dedicação diária e custos financeiros. Esteja certo de que seja o momento adequado, pois infelizmente existe um alto índice de abandono, justamente por decisões não planejadas.

  • Vale desejos

Os adultos devem sentar com as crianças e perguntar sobre desejos que elas gostariam de realizar (não vale escolher bens materiais): uma madrugada inteira acordados, vídeo game liberado em uma segunda-feira, festa do pijama, visita ao trabalho dos pais, banho de chuva etc.

Juntos, definam um número de desejos, escrevam em pequenos cartões e guarde-os dentro de um envelope. Lembre-se que tudo deverá ser realizado conforme foi acordado. Assim, desde pequenos, aprendem a importância de planejar e realizar sonhos!

Visite nossa seção destinada à Educação Financeira das crianças:
http://financaspraticas.com.br/planejar/orcamento/educacao-financeira-para-criancas

O Dia das Crianças vem aí: que tal um presente alternativo?

Compartilhar