Educação Financeira para todos

Fim de ano chegando! Nessa época, é comum as pessoas renovarem suas esperanças, traçarem novas metas e, por vezes, aumentarem suas despesas!

Cuidado com seu orçamento nas compras de fim de ano

É certo que você trabalhou duro o ano todo e merece um agrado. Também é compreensível que queira presentear amigos e familiares. Mas lembre-se que o período pede cautela, pois no início do ano há um aumento considerável de despesas típicas como materiais escolares, IPVA, IPTU etc.

Portanto, reveja suas prioridades, faça uma lista do que é realmente indispensável e confira dicas de como não cair no vermelho:

  • Planeje suas compras e não deixe tudo para a última hora
    Cheque seu orçamento e visite lojas com antecedência. Isso facilita a pesquisa de preços e a negociação de desconto e condições de pagamento.
  • Resista ao consumo
    Cuidado com as compras por impulso para você. Tudo parece barato e irresistível nessa época do ano. Faça antes uma boa arrumação no seu armário, pois muitas peças poderão ser reaproveitadas e assim, além de gastar menos, você pode fazer novas composições interessantes. Experimente!
  • Presentear é bom, mas controle-se!
    Capriche nas lembranças e nas embalagens originais. Lembre-se: nem sempre o mais caro é o melhor. Faça sua lista, já definindo um valor para cada pessoa. Essa referência facilita, e muito, a tarefa de comprar.
  • Use seu 13º salário com consciência
    Planeje o uso deste dinheiro extra. Você pode até comprar alguns itens da sua lista com ele, mas lembre-se, primeiro, de quitar dívidas mais altas ou juntar dinheiro para as contas de início do ano.
  • Faça bom uso do crédito
    Seja um consumidor responsável, não apenas pesquisando preços e comprando o que lhe for útil, mas também analisando muito bem as opções de pagamento. Evite abusar das compras parceladas, que trazem juros embutidos. Tente negociar tudo à vista.

Cuidado com seu orçamento nas compras de fim de ano

Compartilhar