Educação Financeira para todos

07MAIO2018 - É possível homenagear a sua mãe, sem comprometer o orçamento com dívidas pesadas. Veja as dicas para o dia das mães que preparamos para que você possa consumir de forma consciente, respeitando o planeta e também o seu bolso.

Dia das Mães: o que dar de presente para sua mãe, sem sair do orçamento

Dar presente caro nem sempre é dar o melhor
Observe o que sua mãe deseja ganhar ou o que ela realmente precisa. Evite gastar com algo supérfluo. Junte a oportunidade do presente com uma necessidade de consumo real.

Nada de presentear por obrigação, ou gastar muito apenas para tentar impressionar. Lembre-se que o presente é apenas uma maneira simbólica de homenagear a sua mãe, que certamente estará muito mais feliz em ter a família reunida com o propósito de fortalecer as relações.

Valor sentimental
Uma forma de presentear gastando menos (e ainda acrescentar valor sentimental) é apostar em um presente criativo para o dia das mães, incluindo itens feito por você mesmo. Sua mãe vai amar! Pense em produzir um artesanato, um álbum com fotos da família ou até mesmo preparar a refeição preferida dela.

Experiências inesquecíveis
Outra sugestão de presente para o dia das mães é, no lugar de bens materiais, presenteá-la com experiências que ficarão para sempre guardadas na memória.

Existem opções para todos os bolsos, desde levá-la para curtir eventos culturais (dica: maiores de 60 anos pagam meia-entrada) ou fazer uma massagem relaxante, até proporcionar uma viagem ou um voo de balão.

Compare melhores condições de pagamento
Mas, se a ideia é presentear com algo material, porque é um desejo da sua mãe, vale investir seu tempo em pesquisar preços, além de ficar de olho nas promoções. Quanto antes começar, melhor!

Use sites de comparação de preços, pesquise em outlets e brechós online (há produtos nunca usados) e aproveite cupons de descontos oferecidos por sites de compras coletivas e diversas lojas parceiras de empresas de cartões de crédito, seguradoras, operadoras de Plano de Saúde etc.

Evite parcelamentos
Se possível, escolha pagar à vista, pois as chances de bons descontos aumentam. Muitas lojas anunciam o parcelamento sem juros, mas os mesmos já estão embutidos no valor final da compra. Fique atento para não cair na armadilha.

Caso opte pelo parcelamento no cartão de crédito, lembre-se de incluir as próximas parcelas na sua planilha de orçamento.

Considere a alternativa de dividir o valor do presente com seus irmãos. Assim, você consegue barganhar melhores condições e realizar os desejos da grande homenageada do dia: sua mãe!

Links relacionados:

Dia das Mães: o que dar de presente para sua mãe, sem sair do orçamento

Compartilhar