Educação Financeira para todos

12MARÇO2018 - Em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, 15 de Março, que tal caprichar nas suas relações de consumo e conferir algumas dicas para se tornar um consumidor cada vez mais responsável? Confira:

10 dicas de consumo responsável para o dia do consumidor

1. Pergunte-se: você “quer” ou você “precisa”?Reflita sobre suas reais necessidades e procure

2. Reutilize produtos e embalagens – não caia na tentação de comprar algo que você tem em casa e pode reaproveitar. E importante: use os produtos até o final. Quer muito experimentar o novo shampoo da propaganda que você acabou de ver? A dica é terminar o que está aberto primeiro.

3. Faça listas – evite ser impulsivo nas compras. A impulsividade é inimiga do consumo responsável. Planeje antecipadamente e, com isso, compre menos e melhor.

4. Pesquise preços e promoções do dia do consumidor – para isso, vale fazer uma cotação na internet e visitar virtualmente algumas lojas para conhecer melhor o produto – as opções de modelos existentes e as vantagens – , antes de chegar à decisão final. Atenção: nada de fazer compras com pressa.

5. Compare produtos – observe atentamente as características e a finalidade de cada produto, leia os rótulos com atenção e dê preferência aos que possuem selos de certificação.

6. Diga não à pirataria – compre sempre de comércios legalizados, evite produtos falsos ou contrabandeados.

7. Fique atento à forma de parcelamento – aprenda a negociar e faça uso dos seus direitos. Se a intenção é realmente comprar algo, certifique-se de ter pleiteado, e conseguido, as melhores condições para isso. Em caso de parcelamento, fique atento às reais condições de pagamento!

8. Use o crédito a seu favor – quando você decidir usar uma linha de crédito, verifique se ela corresponde às suas necessidades, avalie os prós e contras e utilize-a com responsabilidade.

9. Exija Nota Fiscal – não importa a forma como você paga suas compras – com dinheiro, cheque, cartão de débito ou de crédito – , peça sempre nota fiscal! Dessa forma, você garante seus direitos de consumidor em relação às mercadorias adquiridas e, além de tudo, contribui para a sociedade.

10. Conheça seus direitos – é interessante que o consumidor se informe sobre seus direitos. O CDC, Código de Defesa do Consumidor, existe para guiar as relações de consumo e garantir os direitos do consumidor, bem como seus deveres.

10 dicas de consumo responsável para o dia do consumidor

Compartilhar