Educação Financeira para todos

Já conhecidos os recursos à sua disposição, é muito importante que você, lojista, trabalhe sempre para que os sistemas de segurança já mencionados funcionem de forma eficaz, tomando cuidados simples no seu dia a dia.

Cuidados frequentes

Primeiramente, é essencial manter sempre seguros os computadores e a rede de acesso aos dados e à internet, por meio de senhas e outros dispositivos, como certificados digitais e tokens, por exemplo.

No caso das senhas, o lojista deve sempre usar uma para cada equipamento e evitar combinações óbvias de números e letras, como as que remetem à data de aniversário, nomes de filho ou placa de carro. É preciso ainda trocar a senha com regularidade.

Outra orientação é usar e atualizar os programas antivírus e antispam, bem como manter uma configuração de firewall e monitorar a segurança da sua rede.

O lojista precisa ter atenção redobrada aos e-mails que recebe, já que eles podem ser a porta de entrada para algum golpe. Caso as mensagens sejam de origem duvidosa, o ideal é não abri-las e até deletá-las. O mesmo vale para links que levam a sites suspeitos. Na dúvida, não os abra jamais.

Cuidados frequentes

Compartilhar