Educação Financeira para todos

Se você é sedentário e coloca sempre a culpa na falta de dinheiro para começar a alguma atividade física, atenção! Há diversas alternativas para se movimentar, ganhar muita energia e ficar em dia com a balança!

Cuide-se mais!

A primeira medida é procurar um médico e realizar uma avaliação física. Assim, você tem certeza de que está tudo bem com sua saúde, bem como tem um direcionamento quanto aos melhores exercícios para você.

Para começar a pegar o ritmo, a caminhada é uma excelente opção: gratuita, você estabelece sua rotina, relaxa a sua mente, pode contemplar belos lugares e combate o estresse.

Tudo muda com você
Quando você se dispõe a mudar sua rotina, em busca de melhor qualidade de vida, tudo vai se ajustando ao redor. Sua agenda fica mais organizada e flexível, a família sente vontade de curtir momentos saudáveis com você, os amigos entram na dieta, e assim por diante. Algumas alternativas:

  • em família ou com amigos, busque atividades mais dinâmicas. No fim de semana, por exemplo, troque o filme com pipoca no sofá da sala, ou o lanche no shopping, pela ida a algum parque ou mesmo uma volta de bicicleta;
  • troque a pizza do sábado por um lanche leve em casa, preparado com muito bate-papo na cozinha, seja com amigos ou com sua família.
  • na hora das compras do supermercado, reduza o consumo de refrigerantes, doces, bolachas recheadas, lanches e pratos congelados. Capriche nas frutas, legumes e alimentos frescos.
  • crie oportunidades de se manter em forma. Que tal abrir mão do carro e fazer o percurso a pé nos fins de semana? Experimente subir escadas em vez de pegar o elevador, busque maneiras de se mexer mais!
  • você sabia que muitas atividades domésticas também ajudam a emagrecer? Varrer a casa, passar aspirador, organizar armários. Tudo tem sua força, na hora de perder uns quilinhos.
  • até mesmo os games que você joga com seus filhos em casa podem ajudar a emagrecer, sabia? Experimente os que oferecem exercícios com bastante movimento: coloque-se em frente à tela, e aproveite!

Saúde e beleza
A vida mais saudável se reflete no nosso corpo, no rosto e nos cabelos, você sabia? Procure dormir bem para evitar olheiras, corrija sempre sua postura e contraia seu abdômen, hidrate muito sua pele e reveja seus hábitos alimentares.

Tenha uma atitude mais preventiva em relação à sua saúde, realizando exames periódicos: além de aumentar as chances de curar precocemente qualquer situação mais grave, você ainda gasta menos com procedimentos, medicamentos, consulta etc.

Mantenha-se informado sobre seu plano de saúde, pague-o sempre em dia e negocie melhores condições, se for o caso. Não esqueça os cuidados com o dentista e o oftalmologista também!

E mais…
Na academia, verifique bem as condições oferecidas pelo plano, a estrutura e, principalmente, a sua disponibilidade de tempo. Não queira fazer tudo depressa, respeite o seu ritmo.

Pesquise preços e opções de pacotes. Hoje existem academias de baixo custo, com cobrança e serviços diferenciados.  Você pode montar um grupo e contar com o acompanhamento de um personal, que hoje já atende dessa forma, justamente para reduzir custos.

Você deve priorizar sua saúde e não precisa comprometer seu orçamento por isso. Com planejamento financeiro, você aprende a economizar dinheiro, sem deixar de curtir a vida. Capriche! Mexa-se! Seu corpo, sua mente e seu bolso agradecem!

Cuide-se mais!

Compartilhar