Educação Financeira para todos

O carro, além de ser um dos nossos primeiros grandes sonhos de consumo, é visto como sinônimo de conforto e liberdade. 

Compra do carro

No entanto, antes de comprá-lo, é importante considerar alguns aspectos que podem gerar forte impacto no seu orçamento. Listamos aqui cinco perguntas a serem feitas antes de optar pela aquisição do veículo: 

  1. Preparado para as despesas?
    Além de comprar o carro, é preciso mantê-lo. Isso significa ter dinheiro para pagar o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) e o licenciamento, contratar um seguro, colocar combustível e cuidar da manutenção (limpeza e pequenos reparos).
  1. Você precisa mesmo do carro agora?
    Se você utiliza transporte público, vai de carona ou ônibus fretado para o trabalho, será que este é o melhor momento para assumir esta despesa?

    Caso sua família já possua um carro e sua intenção seja utilizá-lo esporadicamente ou somente aos fins de semana, pode ser interessante pensar num revezamento do veículo, dividindo despesas, para começar. Assim, você toma fôlego para comprar o seu depois.
  1. Quanto você pode pagar pelo carro?
    O ponto de partida para tomar a decisão de compra é avaliar quanto você tem disponível. Para isso, comece avaliando seu orçamento mensal.
    De que forma você controla seus gastos? Suas contas estão em dia? Observe bem suas receitas e despesas, para saber que quantia você pode pagar por um carro todo mês. Comprometer-se com uma dívida e, mais tarde, perceber que não conseguirá saldá-la pode ter um forte impacto sobre suas finanças.
  1. Vai financiar?
    Se você pretende financiar a compra, esteja ciente de que assumirá uma dívida de longo prazo que deverá ser honrada com sua renda mensal.

    A pergunta é: e se você tiver problemas com seu emprego, ou mesmo se enfrentar contratempos com a saúde que o impeçam de trabalhar, como vai honrar seus compromissos? Neste caso, para maior tranquilidade, é indicado contratar um seguro de proteção financeira.

    Quanto menor o valor a financiar, melhor! Fique atento às condições de financiamento, aos custos envolvidos e negocie, eliminando todas as suas dúvidas. Não assuma nenhum compromisso, se não estiver seguro de sua decisão.
  1. Quais são suas necessidades hoje?
    Comece a procurar pelo carro que você precisa. Quando tiver encontrado algumas opções que atendam às suas necessidades, reduza as escolhas para o que você deseja.

    Por exemplo: você precisa de um bom porta-malas para transportar grandes volumes, mas não abre mão de um carro bonito e bom de dirigir? Liste as necessidades e os desejos que você tem, considere o seu orçamento e limite as opções. 

Dicas úteis:

  • se você vai dirigir apenas para ir ao trabalho e voltar, só precisa de um carro seguro e que tenha baixo consumo de combustível;
  • se você tiver que transportar crianças, o carro deve ser, além de seguro, espaçoso;
  • se você visita clientes, o carro precisa ter boa apresentação;
  • você pode precisar de tração nas quatro rodas ou tração dianteira. Se você precisa circular por estradas com cascalho, por exemplo, o carro deve ser capaz de suportar grande uso e desgaste;
  • você dirige em tráfego pesado com muita frequência? Considere a compra de um carro com câmbio automático;
  • quais garantias e serviços o revendedor oferece?

Procure buscar o máximo de informações sobre preços e comparar modelos e ofertas. Boa compra!

Share