Educação Financeira para todos

O sonho da casa própria é a meta de vida de milhões de pessoas. Mas qual é o melhor momento para comprar imóvel? Além do cenário econômico, outros pontos devem ser avaliados com cautela, para comprar uma casa garantindo a melhor escolha.

Como comprar uma casa? Qual o melhor momento para ter seu imóvel?

Dicas para compra de imóvel

Investir na carreira profissional ou comprar uma casa
Comprar imóvel para estabelecer um endereço fixo, para quem está investindo no crescimento profissional, pode não ser a melhor opção. Nesta etapa, é comum surgirem convites para mudanças de cidade, estado ou País.

Além disso, toda promoção requer tempo de adaptação no novo desafio, trazendo uma instabilidade temporária.

Como planejar a compra de um imóvel pensando na família?
Os planos familiares também são decisivos para escolher a melhor opção de compra de imóvel. Se há intenção de ter filhos, a localização passa a ser bastante relevante, pois se torna maior a necessidade de estar próximo à família.

O custo de vida da região também tem grande peso no orçamento, pois leva em conta escolas, alimentação, transportes etc. Todos esses pontos terão impacto direto no valor do metro quadrado na região escolhida.

Como financiar um imóvel sem se endividar?
Em momentos de instabilidade econômica, é recomendado evitar dívidas de longo prazo, dado que há risco maior de desemprego e queda na renda familiar. Abrir mão de todas as reservas financeiras neste cenário também pode ser bastante arriscado.

A compra de imóveis à vista é sempre a melhor opção, mas se isso não for possível, procure garantir uma boa entrada (em torno de 50%). Não esqueça que as taxas sobre a transação correspondem a cerca de 5% do valor da compra e são pagas à vista.

Embora a recomendação mais comum seja não comprometer mais de 30% da renda com a parcela do seu imóvel, é preciso lembrar que existirão outras contas fixas, como água, luz, telefone, IPTU, seguro, condomínio, alimentação etc. Atenção: a soma destes valores pode até mesmo ultrapassar o valor da parcela pretendida.

Pesquise qual o melhor banco para financiar imóvel. As recentes quedas na taxa Selic, anunciadas pelo Banco Central, deverão impactar os juros de financiamento imobiliário nos próximos meses. Cortes de 1 ou 2 pontos percentuais na taxa anual podem parecer pouco, mas em uma perspectiva de 30 anos, farão bastante diferença.

Vale a pena comprar imóvel hoje?
Para quem mora de aluguel e não tem dinheiro suficiente para pagar entrada na compra do imóvel, é preciso disciplina para conquistar o objetivo. Calcule quanto pagaria no financiamento da casa própria, subtraia o valor do aluguel do mês e invista a diferença. Se já tiver algum dinheiro guardado, deixe o valor aplicado até conseguir atingir seu objetivo.

Lembre-se: quanto maior o valor pago inicialmente, menor o montante a ser parcelado em financiamento, reduzindo assim o impacto dos juros.

Já para quem ainda mora com os pais, esta pode ser a hora de fazer uma experiência: assumir algumas despesas da casa e poupar o que seria dedicado à prestação do financiamento é uma forma de ir ser organizando financeiramente e testar a capacidade de gerir o orçamento em uma nova realidade.

O caminho para realizar sonhos é o Planejamento Financeiro, avaliando com cautela suas decisões de consumo, organizando o seu orçamento, buscando formas de economizar e guardar dinheiro. Coloque em prática lições de Educação Financeira e busque atingir os seus objetivos. Boa sorte!

Como comprar uma casa? Qual o melhor momento para ter seu imóvel?

Share