Educação Financeira para todos

18MARÇO2019 – Um dos maiores desafios da vida está em conciliar diferentes tarefas e prioridades, concorda? Com o passar do tempo, as atividades mudam e a forma como você define o que é mais importante também se modifica.

Geração sanduíche: você já ouviu falar dessa etapa da vida?

Há uma etapa em especial que exige das pessoas uma capacidade maior de ajuste, organização, equilíbrio e controle da sua própria agenda. Chamada de geração sanduíche, reúne pessoas entre 40 e 60 anos, mais ou menos, divididas, ou pressionadas, como o recheio de um sanduíche. De um lado, pelas responsabilidades com seus filhos; de outro, pelos seus pais, que demandam agora maior cuidado, em função do avançar da idade.

Sabe-se que a população idosa, mundialmente falando, mostra-se hoje bem mais ativa e participante das tarefas da casa, ou mesmo no apoio aos cuidados com os netos. Mas, naturalmente, com o avançar da idade, há um momento em que passam a necessitar de atenção, demandam maior zelo com a saúde e solicitam maior dedicação dos filhos e da família como um todo.

Geralmente essa fase coincide com um momento profissional onde é preciso mostrar melhores resultados, onde a ascensão da carreira é sinônimo de maiores responsabilidades e de uma dedicação intensa. Da mesma forma, os filhos vivenciando a adolescência e as primeiras decisões rumo à idade adulta (preparo para o vestibular início da faculdade etc.), pedem maior atenção dos pais.

É preciso preparo
Nessa fase da vida, é recomendável um olhar mais atento ao planejamento financeiro das famílias. Qual a melhor alternativa para cuidar dos pais idosos? Há, geralmente, três opções: dar aos pais a assistência para serem independentes em suas próprias casas, colocá-los em algum tipo de moradia assistida ou trazê-los para viverem com a família.

Caso opte por trazer seus pais para a sua casa, a dica é providenciar alguns ajustes para garantir a segurança dos idosos, que precisarão ficar sozinhos em determinados momentos e querem se sentir, de certa forma, independentes: instalação de rampas e barras de apoio, alternativas de pisos antiderrapantes, ajustes em móveis, organização de armários que facilite a acessibilidade etc.

Links relacionados:

Dicas para a terceira idade
http://financaspraticas.com.br/planejar/fases-da-vida/dicas-para-a-terceira-idade

Finanças da Família
http://financaspraticas.com.br/planejar/fases-da-vida/filhos-e-orcamento-familiar/orcamento-familiar-monte-seu-time-arrase-nas-financas

União familiar
http://financaspraticas.com.br/planejar/fases-da-vida/como-lidar-com-situacoes-inesperadas/uniao-familiar

Como lidar com o inesperado
http://financaspraticas.com.br/planejar/fases-da-vida/como-lidar-com-situacoes-inesperadas

Geração sanduíche: você já ouviu falar dessa etapa da vida?

Compartilhar