Atualização de privacidade

Lançamos nosso Centro de Privacidade e atualizamos o Aviso de Privacidade. Saiba mais. >

Educação Financeira para todos

Realizar o sonho de comprar o primeiro carro exige muito planejamento. O ideal é juntar dinheiro suficiente para comprá-lo à vista ou, então, dar uma parcela de entrada que amenize as demais.

Financiamento ou consórcio

No entanto, por se tratar de um bem de maior valor, duas alternativas são as mais comuns e geram dúvidas quanto ao melhor caminho: financiamento e consórcio.

Financiamento
A principal vantagem, neste caso, está na possibilidade de realizar seu sonho de consumo mais rápido. Mas, ao optar por este caminho, você está assumindo uma dívida de longo prazo que pode levá-lo a pagar, pelo veículo, um valor total muito maior do que o preço original.

Além dos juros incidentes nas parcelas, há a depreciação do carro. Um ano após sair da concessionária, ele já pode valer de 15% a 20% menos do que custou. Algumas lojas oferecem parcelamento a juro zero, dependendo do valor pago como entrada.

Antes de tomar a decisão de financiar um veiculo, pesquise as condições oferecidas, analise muito bem as taxas embutidas, veja se você tem condições de arcar com essas parcelas. Lembre-se: não comprometa mais de 20% a 30% do seu orçamento com parcelamentos, e evite um financiamento muito longo.

Consórcio
Diferentemente do financiamento, neste caso você pode demorar um tempo para ter o carro em mãos. Em contrapartida, os custos são menores, mesmo considerando a taxa de administração. Para compreender como são calculadas as parcelas do consórcio, acesse:

http://abac.org.br/o-consorcio/como-calcular-as-prestacoes 

O consórcio pode chegar a 180 meses e funciona da seguinte forma: os participantes compram cotas de bens administrados por instituições financeiras fiscalizadas pelo Banco Central. Ao ser contemplado (por sorteio ou lance), o participante recebe uma carta de crédito para poder comprar seu carro, que pode ser novo ou usado.

Links interessantes:

FAQ – Consórcios – Banco Central
http://www.bcb.gov.br/pre/bc-atende/port/consorcio.asp?idpai=FAQCIDADAO1

Pesquisa de Juros – Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade):
http://www.anefac.com.br/PesquisaJuros.aspx

Financiamento ou consórcio

Compartilhar