Atualização de privacidade

Lançamos nosso Centro de Privacidade e atualizamos o Aviso de Privacidade. Saiba mais. >

Educação Financeira para todos

15 JANEIRO 2018 - As escolas têm divulgado suas listas de material escolar cada ano mais cedo. O motivo: ajudar no planejamento e organização dos pais, assim como na tarefa de economizar dinheiro na hora de comprar material escolar, possibilitando pesquisar e negociar preços com mais calma.

Veja como economizar na compra do material escolar

No entanto, é bastante comum os pais deixarem essa tarefa para as últimas semanas de férias. Se este é o seu caso, é hora de encarar as compras e proteger ao máximo o seu orçamento.  Atenção às dicas!

Como economizar na hora de comprar o material escolar

  1. Organize seus armários: faça uma boa arrumação com seus filhos e verifique o que vocês têm em casa, que pode ser reaproveitado. Caso queiram se desfazer de algo, optem pela doação. Com criatividade, muitos itens podem ser também reciclados.
  2. Evite a pressa: por mais que o início das aulas esteja próximo, nada de afobação. Pesquise, questione, negocie!
  3. Negocie com a escola: procure verificar quais itens da lista podem ser comprados mais para frente ou no segundo semestre. Isso gera um alívio e tanto.
  4. Compre em grande quantidade: os preços para compras de material escolar no atacado podem representar uma economia significativa. Vale juntar um grupo de amigos ou estocar em casa.
  5. Divida a lista: separe o que você pode comprar sem a presença dos filhos, deixando para eles apenas a tarefa de escolher alguns itens da lista de material escolar.
  6. Preserve-se: evite ir às lojas em horários de pico, pois, no tumulto, corre-se o risco de perder o controle e gastar mais nas compras de volta às aulas.
  7. Limite o orçamento: antes de sair às compras, estipule o quanto vai gastar para economizar dinheiro, e não fuja muito dessa quantia.
  8. Diga não: quando estiver acompanhado dos filhos, não tenha medo de dizer não. O material escolar não deve ser visto como um prêmio, como se estudar fosse algo ruim. Utilize a oportunidade para dar os primeiros passos na educação financeira das crianças, mostrando a eles como economizar comprando material escolar.
  9. Planeje-se: alguns itens, como mochilas, lancheiras e canetinhas podem ser comprados em outras épocas do ano, com preço muito menor. Programe-se!
  10. Fuja das grifes: artigos com personagens da moda custam muito mais.
  11. Use e abuse da criatividade: que tal customizar agendas, cadernos, estojos etc.? Com alguns botões, adesivos, lantejoulas e outros itens vocês podem elaborar uma linha super descolada de materiais escolares!
  12. Atenção ao uniforme: restrinja a lista de volta às aulas, comprando apenas os itens necessáVocê não precisa comprar casacos, moletons e calças agora, por exemplo. Além disso, lembre-se de que as crianças crescem depressa! Se realmente quiser aproveitar promoções de inverno no verão, opte por comprar um tamanho maior.
  13. Negocie descontos: observe as condições de pagamento, negocie descontos e prazos. Seu bolso agradece.

Veja como economizar na compra do material escolar

Compartilhar