Educação Financeira para todos

05AGOSTO2019 – Com que frequência você tem cuidado do seu orçamento? Sabia que, com atenção e esforço, é possível melhorar os resultados, economizar e poupar dinheiro?

Dicas para melhorar orçamento familiar

Que tal reunir a família e conversar mais sobre esse assunto? Cada um pode dar valiosas sugestões sobre como reduzir algumas despesas, como conseguir um dinheiro extra e definir sonhos a serem realizados em conjunto, como férias, passeios ou mesmo a compra de um carro ou a reforma da casa.

Prontos para começar?
Controlar a forma como a família utiliza o dinheiro é o primeiro passo para garantir saúde financeira. Mantenha o orçamento em ordem, com a planilha atualizada. Não esqueça: o ponto de partida é sua receita líquida!

Certas despesas mudam com o passar do tempo. Além das alterações comuns a cada etapa da vida, é importante considerar a sazonalidade de alguns gastos. Por exemplo: destine um percentual maior para o lazer e educação entre dezembro e janeiro, época de festas, férias e preparação para o próximo ano letivo.

Caso tenha contas em atraso ou perceba o orçamento bastante apertado, procure agir o quanto antes: estabeleça uma estratégia para quitar as dívidas e procure cortar gastos, ou ao menos reduzir suas despesas, visando aliviar um pouco as contas.

Observe bem a forma como você e sua família consomem. Procurem conversar sobre isso. Proponha o seguinte questionamento, que deve ser feito sempre antes de comprar algo: "eu preciso mesmo adquirir este produto? Tenho dinheiro suficiente para isso? Qual o impacto dessa compra no meu orçamento?"

Dicas para economizar
Procure economizar dinheiro e, assim, poupar todo mês, mesmo que pouco, estabelecendo objetivos de curto, médio e longo prazo. Pequenas atitudes no dia a dia podem fazer grande diferença no orçamento. Confira:

  • comer menos fora de casa: • a sugestão é preparar deliciosas refeições em família, que são boas para a saúde e ainda proporcionam excelentes momentos juntos;
  • otimizar o uso do carro: experimentem trajetos que possam conciliar compromissos de cada integrante, um dando carona ao outro; utilizar mais transporte coletivo e criar o hábito da caminhada também ajuda bastante!
  • pesquisar preços: antes de comprar, verifiquem se há opções mais baratas, com a mesma qualidade. Não esqueçam de negociar, também, condições de pagamento.
  • economizar água e luz: observem o tempo no banho, fechem a torneira enquanto ensaboem a louça, acumulem roupas para lavar na máquina ou para passar tudo de uma vez. Substituam as lâmpadas pelas econômicas, procurem manter a casa aberta para aproveitar a luz natural, desliguem os eletroeletrônicos quando não estiver usando.
  • levar lista no supermercado: em função dos preços altos, uma revisão detalhada dos gastos da família no supermercado pode fazer uma grande diferença no final do mês. Restrinjam-se ao necessário.
  • avaliar serviços contratados: assinatura de revista, serviços de TV a cabo e internet, plano de saúde etc. São tantos os serviços pelos quais pagamos em nosso dia a dia, que nem nos damos conta. Verifiquem, um por um, a possibilidade de negociar preços, cogitando a troca de fornecedor ou de pacote se valer a pena.

Links relacionados:

Proteja seu orçamento
http://financaspraticas.com.br/planejar/orcamento/como-fazer-um-orcamento/reserva-de-emergencia-protecao-parao-planejamento-financeiro

Como organizar suas metas
http://financaspraticas.com.br/planejar/orcamento/planejamento-financeiro/como-organizar-suas-metas

Como juntar dinheiro?
http://financaspraticas.com.br/planejar/orcamento/planejamento-financeiro/saiba-como-juntar-dinheiro-realize-seus-sonhos

Dicas para melhorar orçamento familiar

Compartilhar