Educação Financeira para todos

07JANEIRO2019 – Verão, férias escolares e aquela vontade de viajar! E começa a busca frenética por pacotes, promoções de passagens aéreas, e os preços estão nas alturas!

Tempo de férias: como aliar diversão e economia?

Quem se identifica? Dizer agora que o caminho é planejar as próximas férias, para poder realizar seus sonhos, com tudo o que você merece, utilizando o tempo a seu favor, parece tortura, concorda? Mas é a pura verdade!

Para realizar a viagem dos sonhos a um custo menor, o ideal é sempre fugir da temporada. No entanto, há momentos da vida em que isso se torna impossível. Se você é universitário e está estagiando em empresa, precisa seguir o calendário escolar e viajar na alta temporada. Neste caso, procure se programar, já construindo seu planejamento financeiro para os próximos doze meses.

Coloque seus sonhos no papel!
Parece longe, mas passa bem rápido! Comece o quanto antes a traçar seus objetivos de viagem e liste todos os detalhes, para não faltar nada. Permita-se sonhar, relacionar tudo o que imagina e, depois, é hora de pesquisar opções e preços. Convide algum amigo, ou mesmo um grupo, para ter companhia e maior motivação. Assim, vocês irão encontrar muitas formas de curtir mais, a um custo bem menor.

Esteja pronto para colocar a mochila nas costas, usar muito transporte público e experimentar as diferentes alternativas de hospedagem a baixo custo, como hostel, hospedagem em casa de família ou aluguel de apartamento, por exemplo.

Seja criativo na hora de escolher seu roteiro de viagem e fuja das regiões mais badaladas.

Divirta-se hoje, gastando menos!
Enquanto sua viagem dos sonhos não chega, aqui vão algumas dicas para você curtir o verão, sem gastar muito!

Procure fazer viagens curtas de fim de semana, colocando as despesas na ponta do lápis e dividindo tudo entre amigos, para sair bem mais barato. Podem visitar alguma cidade do interior, passar o dia na praia ou mesmo curtir algum clube ou parque na região onde moram. Um churrasco em casa, ou no condomínio, é uma boa pedida para passar horas descontraídas, comer bem e gastar pouco.

Fique atento também à programação cultural da sua cidade e aproveite! Essa época do ano é ideal para curtir barzinhos no fim da tarde e à noite. Dica: alimente-se antes de sair de casa, assim você economiza (bastante!) com os petiscos. E viva o verão!

Links relacionados:

10 passos para cuidar bem do seu bolso
http://financaspraticas.com.br/planejar/orcamento/como-fazer-um-orcamento/10-passos-para-cuidar-bem-do-seu-bolso

Planejamento de viagem
http://financaspraticas.com.br/planejar/fases-da-vida/planejamento-de-viagem

Tempo de férias: como aliar diversão e economia?

Compartilhar