Educação Financeira para todos

Começar uma faculdade representa um grande passo, uma das maiores mudanças da sua vida. Caso opte por estudar em outra cidade, terá de aprender a cuidar das suas contas, tomar suas próprias decisões. Nesta fase, certamente vai aprender lições valiosas.

Organize suas contas

Um grande passo nesse processo é se conscientizar da importância de planejar o uso do seu dinheiro, aprendendo e adquirindo habilidades financeiras que serão bastante úteis e que vão lhe ajudar para o resto da vida. Pense nisso!

Prepare o seu orçamento
Agora ingressando na faculdade, você já planejou suas contas? Sabe quanto pode gastar com alimentação por semana? Pretende trabalhar durante o curso? Imagina quanto terá de investir em livros e outros materiais didáticos? 

Tantas questões são para mostrar que está mesmo na hora de organizar seu orçamento. Anote primeiro sua receita, ou seja, seu salário líquido, caso já trabalhe, ou o dinheiro que recebe dos seus pais.

Feito isso, anote seus gastos, para saber exatamente para onde está indo o seu dinheiro. A partir daí, faça uma estimativa de quanto serão suas novas contas. Inclua as despesas com lazer, vestuário e outras categorias de gastos importantes. Inclua uma porcentagem para simplesmente economizar. Talvez você demore alguns meses para alinhar o seu orçamento aos seus gastos.

Uma dica importante: na receita, inclua apenas o que você já recebeu. Seja bastante realista e não registre a entrada de determinada quantia, caso não a tenha recebido.

Verifique seus gastos e suas receitas. Sai mais dinheiro do que entra? Se for assim, você precisa reduzir os gastos. As contas de lazer são fáceis de reduzir, os custos fixos como os de serviços públicos e moradia são mais difíceis. Continue reduzindo até ter o suficiente para cobrir os gastos.

Pensando no seu planejamento, considere a possibilidade de arcar com os custos de um seguro. O que, num primeiro momento, pode lhe parecer "despesa", lhe dará condições de garantir certo respaldo em determinadas situações, como o ressarcimento no caso do roubo do seu carro, ou a assistência no caso de um acidente onde você, involuntariamente, tenha causado certo prejuízo a alguém.

Organize suas contas

Compartilhar