Atualização de privacidade

Lançamos nosso Centro de Privacidade e atualizamos o Aviso de Privacidade. Saiba mais. >

Educação Financeira para todos

(12junho2017) - Seja no ensino fundamental, no ensino médio ou na faculdade, concluir uma etapa merece comemoração. E a melhor opção para o bolso, quando se fala em formatura, é planejar com antecedência. Por isso, nada de torcer o nariz se anunciarem os planos para as comemorações muitos meses antes de receber o diploma.

Prepare-se para as despesas de formatura

É importante equilibrar seu orçamento para incluir mais essa despesa e, pagando tudo aos poucos, o impacto certamente será menor. Você sabia que existem alguns cursos de faculdade, como Medicina, por exemplo, que começam a planejar a formatura três ou quatro anos antes do evento?

Seu orçamento
Uma formatura envolve muitas opções de comemoração: colação de grau, churrasco, missa, culto ecumênico e baile, por exemplo. Isso sem falar na impressão de convites. Que tal você se programar, para começar a guardar dinheiro?

O baile é certamente a parte mais cara da formatura, daí a antecedência. Afinal, ele inclui reserva do local, contratação de banda, decoração, buffet, entre outros serviços. Uma alternativa é fazer parte da comissão de formatura: você terá um trabalho e tanto, mas, em contrapartida, terá considerável abatimento nas suas despesas, além de poder participar das decisões e ter certeza de que estão fazendo as melhores escolhas.

Antes de começar a pagar pela formatura, certifique-se do que está sendo cobrado: quais eventos estão incluídos, quais serviços e condições de pagamento. Observe bem as cláusulas de contrato, verifique quem são os integrantes da comissão de formatura e, principalmente, obtenha informações sobre a empresa contratada para organização do evento. Lembre-se: você está pagando por um serviço!

Hora do baile!
Você vai agradecer o planejamento antecipado quando a data do baile estiver próxima. Afinal, será hora de pensar em outras despesas: traje completo e cabeleireiro entram na lista, mas há também os convites e mesas extras!

Funciona assim: o valor pago antecipadamente pela sua formatura inclui um determinado número de convites para o baile (em média, cinco a dez convites) e uma mesa para os convidados (em média, seis a oito pessoas). Caso exceda esse número, terá de comprar mais, quando estiver perto do evento.

Isso pode ser um problema para quem tiver uma família grande e unida. Como dizer para o “tio coruja” que você não tem convites para o baile? Pensando nisso, a dica é: prepare-se e vá guardando um dinheiro extra para não se apertar depois!

Faça a sua lista de convidados com antecedência, pois geralmente a organização do evento não oferece muito tempo para o formando decidir sobre a compra de convites. Você pode, gentilmente, pedir que cada convidado extra pague o convite, caso tenha liberdade para isso.

Há também o transporte! Dependendo do número de convidados, pode ser bem interessante alugar uma van e dividir as despesas: isso evita os gastos com combustível, estacionamento e, principalmente, garante segurança e tranquilidade a todos, sobretudo na volta.

Em relação às fotos e à filmagem, cuidado! Observe muito bem o que você pagou. Certamente seu álbum virá com o triplo de fotografias que contratou, portanto, fique atento.

Alternativas!
Há quem opte por não participar das comemorações, em função do preço ou mesmo do seu perfil, evitando grandes eventos.

Neste caso, a comissão de formatura deve ter percepção para avaliar o grau de adesão, para que o preço não se torne inviável aos participantes. É possível organizar comemorações bastante divertidas, a um custo menor, seja com seus colegas ou individualmente, com sua família.

Forcinha no orçamento
Vale lembrar que a comissão de formatura pode organizar algumas atividades, a fim de arrecadar dinheiro para diminuir as despesas do evento, tais como churrascos, festas temáticas, sorteios, gincanas etc.

Tudo é uma questão de planejamento, criatividade e trabalho de equipe. Caprichem!

Prepare-se para as despesas de formatura

Compartilhar