Educação Financeira para todos

“Quanto antes, melhor”. Assim como em várias questões da vida, planejar com antecedência é a principal orientação para quem quer organizar o orçamento para fazer uma viagem nas próximas férias do trabalho.

Organize suas finanças

Com a data em mãos, já comece a fazer o planejamento, estimando quanto vai gastar. Como, ao tirar férias, os trabalhadores recebem um mês de salário adiantado, mais o valor de 1/3 do salário decorrente das férias, vale organizar muito bem suas contas para não ser surpreendido na volta ao trabalho.

Sendo assim, antes de planejar sua viagem, deixe separado valor suficiente para cobrir suas despesas comuns do mês ao receber o pagamento das férias e o adiantamento salarial.

Organize-se...
Um erro que muitos cometem é o de apenas comprar o pacote de transporte e hospedagem e não colocar no orçamento o dinheiro que será gasto no destino. Em alguns casos, não são todas as refeições que estão incluídas e o mesmo acontece com alguns passeios. 

Às vezes, a pessoa vai para um resort e conta com toda uma estrutura de serviços por lá. Mas, em outras situações, vai ter de fazer uma reserva para passeios e refeições. Uma dica é: do dinheiro direcionado à viagem, 70% vão para o pacote e 30% para os gastos no destino.

Quando chegar a data
Além de se organizar ao máximo para conseguir pagar o pacote e arcar com os gastos no destino, é preciso também pensar em como ficará sua vida financeira durante a viagem. Afinal, suas obrigações não saem de férias com você. 

Em relação às contas que vencem durante a viagem, o ideal é tentar fazer o pagamento antecipado ou, ao menos, agendar a quitação.

No caso dos investimentos, a dica é deixar que as aplicações caminhem sozinhas, pelo menos durante o período de descanso. Tente delegar isso ou diminuir a interferência do dia-a-dia no período de férias.

Planejar para curtir
O objetivo de organizar suas finanças é poder curtir cada momento das suas férias, sem preocupação. Procure estruturar cada etapa: o antes, o durante e o depois de sua viagem. Isso evita que todo o sonhado descanso vire motivo de estresse. 

Planeje-se para que suas férias não sejam lembradas pelas dívidas, mas sim pelos seus bons momentos. Por isso, o planejamento cuidadoso é essencial. Divirta-se!

Organize suas finanças

Compartilhar