Educação Financeira para todos

23JULHO2018 – Recesso escolar acabando e a família ficou em casa, porque o orçamento está bem apertado? É hora de arregaçar as mangas e iniciar o seu planejamento, para realizar as tão desejadas férias em família numa próxima oportunidade, e curtir momentos inesquecíveis.

Inicie o planejamento para as próximas férias em família

Primeiro, vale dizer que a decisão de adiar a viagem para organizar as contas, embora difícil, é a mais correta. Assumir novas parcelas (pacotes geralmente são financiados em 10 ou 12 vezes), nesse momento, só pioraria a situação. É preciso considerar, também, todos os outros gastos, com alimentação, passeio e compras, por exemplo.

Cuidar do orçamento é o primeiro passo
Procure preencher, ou atualizar, sua planilha de orçamento, de forma a avaliar sua real situação.

Quando tudo estiver regularizado, sem contas em atraso, inicie o planejamento em família. Definam o destino e, depois, busquem todas as informações necessárias para começar o cronograma e o orçamento de viagem.

Definido o local, é hora de pesquisar preços, apurando o maior número possível de informações. Planejar com antecedência permite realizar uma viagem mais completa, negociando condições de pagamento, roteiros, facilidades, serviços, sem comprometer seu orçamento.

Como viajar com a família gastando pouco?

Custos
Depois de pesquisar condições e custos, é hora de olhar muito bem a sua situação financeira, para definir quanto investir no seu sonho.

Nada de desanimar, caso constate que deverá demorar um pouco para conseguir fechar o seu pacote de viagem, por conta da falta de recursos. Estabeleça metas, organize suas contas e comece a poupar. Sendo firme neste objetivo, terá maior determinação para guardar dinheiro!

Documentação deve entrar no planejamento de viagem
Vale lembrar que o planejamento envolve também outros aspectos. Por exemplo: você precisa pensar na documentação necessária. Quer viajar para os Estados Unidos? Tenha em mente a necessidade de tirar passaporte e visto de entrada no país. Este processo é um tanto demorado, por isso você precisa mesmo se organizar o quanto antes.

Isso sem falar que a tarefa de providenciar a documentação envolve custos. Dando um passo de cada vez, seu bolso não sentirá o impacto! Fique atento, também, às vacinas necessárias, sobretudo se vocês optarem por voos com escalas.

Pensando ainda em suas finanças, no caso de viagem para o exterior, não se esqueça de providenciar um cartão de crédito internacional. A medida garante segurança e praticidade na hora das compras.

Qual a melhor época para viajar?
Sozinho, com amigos ou em família, se possível, opte por viajar fora de temporada. Os preços são mais baixos, você pode encontrar promoções e pacotes interessantes e os locais ficam mais tranquilos, principalmente se o destino escolhido incluir parques temáticos.

Para os fãs do "agito", que adoram viajar para locais badalados na alta estação, o caminho é preparar o bolso e iniciar o planejamento muito antes!

Links relacionados:

Pacotes de viagem
http://financaspraticas.com.br/planejar/fases-da-vida/planejamento-de-viagem/pacotes-de-viagem

Preparativos: dicas de segurança
http://financaspraticas.com.br/planejar/fases-da-vida/planejamento-de-viagem/viagem-de-ferias-dicas-de-seguranca

Viajando sozinho
http://financaspraticas.com.br/planejar/fases-da-vida/planejamento-de-viagem/viajando-sozinho

Inicie o planejamento para as próximas férias em família

Compartilhar