Educação Financeira para todos

Como controlar as despesas sazonais no orçamento?
Todo início de ano é a mesma coisa: muitas notícias sobre despesas típicas dessa época, como gastos com material escolar, matrícula, IPTU e IPVA. E tudo isso em um momento em que a maioria está voltando de férias e ainda sob os efeitos das compras de Natal. Para encarar estes gastos, só com bastante planejamento.

Como controlar as despesas sazonais no orçamento?

Planejamento anual
Certamente você já deve ter sentido o impacto das despesas sazonais no seu bolso. Existem ainda muitas outras, em função de datas comemorativas (aniversários, dia dos pais, das mães, namorados, crianças) e da época do ano (como férias).

O segredo para proteger o seu orçamento é elaborar uma planilha com um ano de receitas e despesas, identificando assim os momentos em que você gasta mais. Dessa maneira, poderá se programar melhor, reduzindo despesas de um lado, para custear outras, ou mesmo guardando dinheiro para cobrir os gastos extras.

Sazonalidade também nas receitas!
Da mesma forma, há durante o ano momentos em que sua receita aumenta. Pode ser o pagamento das férias, do décimo terceiro salário, PLR (Participação nos Lucros e Resultados), distribuição de bônus, restituição de IR, férias e comissões.

Cabe a você monitorar quando isso acontece, programando bem o uso deste dinheiro. Você pode utilizá-lo para iniciar a construção de uma reserva de emergência, planejar a regularização de algumas dívidas, programar a viagem de férias da família ou mesmo começar a investir. O caminho é: defina bem quais são suas prioridades!

Planilha: ferramenta principal
A planilha de orçamento é a ferramenta que lhe permite enxergar com clareza a sua saúde financeira e identificar os principais vilões do orçamento em diferentes momentos do ano.

Para quem não dispõe de tempo (ou paciência), há excelentes aplicativos que ajudam a categorizar cada gasto em tempo real. Assim, é possível estabelecer limites mensais e acompanhar de perto se as metas definidas estão sendo cumpridas ou se precisam de revisões.

Como controlar as despesas sazonais no orçamento?

Compartilhar