Educação Financeira para todos

04MARÇO2019 – Homens e mulheres são diferentes na forma de pensar e agir, inclusive quando se fala em finanças pessoais.

Como homens e mulheres planejam a aposentadoria?

Diante de tanta discussão sobre a Reforma da Previdência, é evidente a necessidade de planejar a aposentadoria com mais cuidado, poupando o máximo possível. O tema, de vital importância, deve ser olhado com maior atenção ainda pelo público feminino. Saiba por quê:

Por mais que conquistem cada vez mais espaço no mercado de trabalho, as mulheres enfrentam desafios distintos e vivem mais.

A longevidade é realmente um dos principais fatores para este planejamento. Afinal, a tendência é que mulheres tenham uma aposentadoria mais longa, motivo para juntar recursos suficientes para aproveitar bem essa etapa da vida, com qualidade e sem depender dos familiares.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 29 de novembro de 2018, a expectativa de vida das mulheres é cerca de 7 anos maior do que a dos homens. Enquanto eles vivem em média até os 72,5 anos, mulheres vivem em média até os 79,6 anos.

Prioridades diferentes
Além da diferença salarial entre profissionais do sexo masculino e feminino, que ainda existe, você sabia que há um percentual significativo de mulheres que optam por interromper temporariamente a carreira, seja para cuidar dos filhos pequenos, entes queridos idosos ou doentes? Este é outro fator que diferencia a forma como mulheres planejam.

De acordo com pesquisa realizada pela Catho, em janeiro de 2018, 30% das mães já abriram mão do emprego após a chegada dos filhos, enquanto entre os pais o percentual é de 7%.

Ainda segundo o estudo, apenas 8% das mães entrevistadas conseguiram voltar a trabalhar em menos de seis meses e 31% levaram mais de três anos, ou não retornaram.

Comportamento financeiro
Pesquisa* realizada pelo Banco Central revela várias diferenças entre homens e mulheres, em diferentes aspectos das finanças pessoais:

  • Nível de conhecimento sobre finanças

Cerca de 40% das mulheres declararam possuir conhecimento fraco ou muito fraco, enquanto somente 29% dos homens se classificaram dessa forma.

  • Capacidade de cuidar sozinho do seu dinheiro

Aproximadamente 65% dos homens concordam que se sentem capazes de administrar sozinhos suas finanças, contra 54% das mulheres.

  • Responsabilidade pelas finanças da casa

Homens são, de acordo com a pesquisa, os únicos responsáveis da casa pelas finanças com maior percentual – 42%, enquanto mulheres, 27,4%.

  • Confiança no seu planejamento para a aposentadoria

Aproximadamente 33% das mulheres parecem não confiar em seu planejamento para a aposentadoria contra 27,8% dos homens. Geralmente, a mulher se planeja menos que o homem para sua aposentadoria, pagando menos INSS e contribuindo menos para a previdência privada.

E você, como tem planejado sua aposentadoria?
(*) Estudo Banco Central – Competências em Educação Financeira: descrição de resultados da pesquisa da Rede Internacional de Educação Financeira adaptada e aplicada no Brasil – da Série Cidadania Financeira (Estudos sobre Educação, Proteção e Inclusão), edição 05 – aplicada em 2015, divulgada em novembro de 2017.

Links relacionados:

10 passos para o seu planejamento
http://financaspraticas.com.br/planejar/orcamento/como-planejar-a-aposentadoria/10-passos-para-o-seu-planejamento-financeiro

Finanças para mulheres
http://financaspraticas.com.br/planejar/orcamento/financas-para-mulheres

Filhos e carreira
http://financaspraticas.com.br/planejar/orcamento/financas-para-mulheres/filhos-e-carreira

Como homens e mulheres planejam a aposentadoria?

Compartilhar