Educação Financeira para todos

13MAIO2019 - Sua estratégia no planejamento financeiro deve ser sempre avaliada e revista, se necessário, tanto por fatores externos (cenário econômico, alta nos preços, medidas tomadas pelo Governo etc.), quanto pelo seu momento pessoal. A cada etapa da vida, nossas necessidades podem mudar, assim como nossos hábitos e prioridades.

Hora da verdade: como vai seu planejamento para a aposentadoria?

No caso do planejamento da aposentadoria, há dois temas que vêm sendo alertados e justificam sim uma revisão de estratégia. Um deles é a Reforma da Previdência, que segue em aprovação e que propõe medidas bastante significativas, sobretudo no processo de acumulação de recursos. O outro tema é a longevidade, amplamente discutida, e que avança ano a ano.

Se estamos vivendo mais, precisamos encontrar formas de manter nosso padrão de vida na aposentadoria. O caminho? Analisar seu planejamento e ajustá-lo o quanto antes!

Você tem pensado neste assunto? Se já iniciou seu planejamento, procure avaliar se está poupando o suficiente e se está no caminho certo. Caso não tenha começado, é hora de dar o pontapé inicial e usar o tempo a seu favor.

Saber que está poupando para a aposentadoria não é o suficiente. Você precisa detalhar um pouco mais a sua meta. Veja só:

1. Defina com quais receitas poderá contar
Contar apenas com a Previdência Social para se sustentar na aposentadoria é uma estratégia extremamente arriscada. Em geral, recomenda-se assumir que a Previdência irá responder por, no máximo, 20% da sua renda na aposentadoria.

Você contribui para um plano de previdência corporativo ou para um plano individual? Além dos investimentos em previdência complementar, consegue identificar outras fontes de renda?

2. Estime quanto vai precisar juntar
Sonhar com uma aposentadoria tranquila é uma coisa, pensar no quanto ela irá lhe custar é outra bem diferente. Comece estimando o padrão de gastos que terá ao se aposentar. Ainda que algumas despesas devam diminuir (como os gastos com filhos), outras devem subir, como as relacionadas aos cuidados com a saúde.

Na hora de fazer as contas do quanto precisará juntar, seja conservador. Você provavelmente irá viver mais do que imagina: projete sua necessidade de renda assumindo que irá viver ao menos até os 90 anos.

3. Seja regular
De nada adianta depositar todo o dinheiro recebido do seu décimo terceiro salário, por exemplo, e depois não pensar mais no assunto. Pior ainda: por conta de um mês onde as despesas aumentaram, acabar sacando parte do dinheiro investido. Poupe pouco, mas com frequência. E não mexa neste dinheiro!

4. Respeite as etapas da vida
Sabendo identificar e respeitar essas fases da vida, você consegue guardar mais dinheiro nos momentos de maior receita (por conta de renda extra, como restituição do IR, férias, décimo terceiro, bonificações, comissões etc.), poupando menos nos momentos de aperto.

Lembre-se: se você poupa, mas está pagando juros por conta de dívidas, é mais vantajoso regularizá-las primeiro, para investir depois.

 Coloque seu plano em ação
Com todas essas informações em mãos, é hora de agir! Se você chegou à conclusão de que não consegue poupar o necessário antes de se aposentar, reveja seus planos. Provavelmente terá que se aposentar um pouco mais tarde.

Observe seu orçamento com muita atenção, reveja suas prioridades e verifique formas de poupar um pouco mais!

População está preparada?
Você sabia que a maioria da população brasileira está despreparada financeiramente para um aperto nas regras de acesso à aposentadoria e uma redução no valor dos benefícios?

Segundo pesquisa Datafolha divulgada no início de abril de 2019, só 39% dos entrevistados dizem aplicar em poupança e outros investimentos, e só 11% têm planos de previdência privada — tipo de investimento de longo prazo que pode ser usado para o momento da aposentadoria. E você, tem pensado neste assunto?

Links relacionados:

Entenda padrão de renda
http://financaspraticas.com.br/planejar/orcamento/como-planejar-a-aposentadoria/entenda-padrao-de-renda

Veja como iniciar o planejamento para a aposentadoria
http://financaspraticas.com.br/planejar/orcamento/como-planejar-a-aposentadoria/veja-como-iniciar-o-planejamento-para-a-aposentadoria

Hora da verdade: como vai seu planejamento para a aposentadoria?

Compartilhar