Educação Financeira para todos

Manter seu estilo e estar bem vestida para qualquer ocasião pode parecer um desafio, em termos financeiros. Mas é possível fazer boas escolhas, com doses de criatividade.

Como se vestir bem gastando pouco: o que não pode faltar no seu guarda-roupa?

24 Julho 2017 - Manter um guarda-roupa com peças que respeitem o seu estilo pessoal e permitam estar bem vestida para qualquer ocasião pode parecer um desafio, em termos financeiros. Mas saiba que é possível fazer boas escolhas com doses de criatividade. Confira dicas de como economizar dinheiro com roupas, para se vestir bem gastando pouco.

Como se vestir bem com pouco dinheiro?

Aposte nas peças-chave. Na hora das compras, pense na usabilidade das peças. Você pode optar, por exemplo, por calças ou saias em tons neutros que poderão combinar com diferentes cores de camisas ou casacos do seu armário. O mesmo vale para sapatos e vestidos.

Fique bem vestida gastando pouco. Fuja das peças que estão na moda, mas que não têm nada a ver com o seu estilo ou que não caiam bem no corpo. Acredite: elas ficarão encalhadas. A ideia é que se sinta confortável com 100% do que possui.

Estilosa com pouco dinheiro: use os acessórios certos

Não há de errado em apostar no básico e repetir a mesma roupa durante a semana. Além de ser uma atitude prática, as boas escolhas farão muito bem ao seu bolso.

Não se sente bem com peças neutras? Recorra a acessórios alegres que possam dar um ar diferente para uma mesma roupa, como lenços, brincos, cintos, colares e coletes. Brinque com as composições e descubra novas possibilidades.

Roupas de qualidade e bom preço: marca ou qualidade?

Se você acha que marca é sinal de status, pense bem se o alto custo da etiqueta caberá no seu orçamento. Melhor comprar à vista um bom produto que não seja de grife, do que recorrer a longos parcelamentos com juros embutidos. Respeite sua realidade financeira.

Para montar um guarda-roupa com peças-chave, o barato pode sair caro. Por isso, vale investir um pouco mais em itens de qualidade, que terão uma duração maior e você conseguirá usar por muito mais tempo.

Consumo consciente de roupas: economia sustentável

Que tal fazer uma boa arrumação do seu armário e repensar tudo o que já tem? Muitas vezes, pequenas reformas darão uma nova cara para aquela peça em desuso. Um vestido pode virar uma blusa, uma calça ser transformada em uma bermuda, uma camisa ser tingida, o salto de um sapato ser trocado etc.

Aproveite a oportunidade e doe tudo o que não será usado. Se não é útil para você, certamente trará muitas alegrias para outra pessoa. Uma boa dica é pensar na última vez que usou a peça. Se o prazo for maior que seis meses, desapegue.

Peças que estão em excelente estado de conservação podem ser trocadas entre amigos ou em grupos organizados nas redes sociais. Aproveite e garimpe peças exclusivas em brechós.

Use o cartão de crédito de forma consciente

Procure usar seu cartão de crédito de forma responsável, respeitando seu limite e, principalmente, seu orçamento. No caso de parcelamento, utilize o recurso com moderação, lembrando que irá comprometer sua renda por alguns meses.

Como se vestir bem gastando pouco: o que não pode faltar no seu guarda-roupa?

Compartilhar