Educação Financeira para todos

21MAIO2018 - Os seus sonhos de consumo ainda parecem uma realidade distante? Talvez a falta de planejamento financeiro seja a principal razão para não ter realizado suas conquistas. Com foco e determinação, é possível chegar lá, antes do que você imagina. Continue sua leitura e aprenda com as dicas para economizar dinheiro.

Saiba como juntar dinheiro, e realize seus sonhos!

Como administrar seu dinheiro:

Organize as dívidas
Organize sua vida financeira para conseguir começar a juntar dinheiro. Levante todas as dívidas em aberto e trace um plano para quitar contas em atraso. Livrar-se do efeito bola de neve dos juros deve ser sua primeira atitude.

Corte as despesas supérfluas da casa e destine todo o dinheiro extra para este fim, como férias, 13º salário, bônus, horas extras, comissões, restituição do Imposto de Renda etc.

Gaste menos do que ganha
O conceito é simples: sempre gaste menos do que você ganha. Para situações inesperadas, no lugar de recorrer a empréstimos ou parcelamentos de longo prazo, procure montar uma reserva de emergência. Recomenda-se que seja equivalente a três ou seis salários, mas o importante é ter um dinheiro guardado para as adversidades, mesmo que não consiga atingir o total sugerido.

Difícil? Nem sempre. Se você aprender a viver apenas da sua receita líquida mensal, poderá, com o tempo, criar o hábito de poupar toda a renda extra que surgir. Para quem não consegue guardar muito por mês, esta é uma excelente estratégia de formação de poupança.

O mesmo vale para os autônomos. Defina quanto de dinheiro você precisa para viver por mês e poupe tudo o que entrar de receita, além do necessário, para honrar com as contas do dia a dia.

Atente-se aos gastos invisíveis
Grandes vilões do orçamento, os gastos invisíveis são aqueles que passam despercebidos no dia a dia, mas que pesam muito no final do mês.

Considere neste universo o cafezinho depois do almoço, happy hour com os amigos, os pequenos gastos na padaria, serviço de manobrista, um pequeno gasto ou outro no final de semana, compras por impulso de itens com preços aparentemente inofensivos, entre tantas outras.

Mantenha controle sobre seus objetivos
Esteja seguro de que seus objetivos sejam específicos e alcançáveis. Coloque na linha do tempo o prazo que levará para chegar onde deseja e calcule o dinheiro necessário para a concretização do sonho. Se preciso, faça os devidos ajustes durante o caminho. É possível que você melhore a situação financeira, por exemplo, possibilitando acelerar a meta.

Se você tomou alguma decisão errada em relação à aplicação do seu dinheiro, não desanime e reveja sua estratégia. Faça o dinheiro trabalhar a seu favor e mantenha-se firme. Afinal, é dos seus sonhos que estamos falando, concorda?

Links relacionados:

Saiba como juntar dinheiro, e realize seus sonhos!

Compartilhar