Atualização de privacidade

Lançamos nosso Centro de Privacidade e atualizamos o Aviso de Privacidade. Saiba mais. >

Educação Financeira para todos

30ABRIL2018 – Por diferentes motivos, pode acontecer, durante as diversas fases da vida, de suas finanças pessoais saírem do controle e você se deparar com algumas contas em atraso. Dívidas no cheque especial, empréstimos, e a situação se complica.

10 dicas para sair do vermelho

Quando os problemas financeiros acontecem, é preciso agir rápido para sair do vermelho: procure saber exatamente o tamanho da pendência, para encontrar formas de solucioná-la o quanto antes. Atenção às dicas:

  1. Analise o seu orçamento: sua planilha irá lhe dar a exata proporção da dívida. Para isso, é importante que seu orçamento esteja atualizado, com todas as informações necessárias.
  2. Verifique quanto deve: identifique, no seu orçamento, quais despesas podem ser eliminadas, mesmo que temporariamente, para ajudar a solucionar a situação.
  3. Aproveite a entrada de dinheiro extra para pagar suas dívidas: essa é sempre a melhor opção, para que você evite a alternativa de pedir empréstimos.
  4. Atenção às diferentes modalidades de crédito: caso precise realmente pedir um empréstimo pessoal, observe bem as condições, as taxas cobradas e faça algumas simulações quanto à evolução da sua dívida no prazo acertado para pagar.
  5. Ajuste seu padrão de vida: este é o momento de apertar o cinto, para que tudo se resolve depressa. Se você, inadimplente, continuar gastando e levando a vida como antes, certamente vai sentir, bem mais rápido do que imagina, a cobrança de juros.
  6. Busque alternativas de renda: existe alguma atividade que você faça bem e que possa lhe garantir um dinheiro extra? Coloque sua criatividade para funcionar e garanta um reforço no seu orçamento.
  7. Estabeleça um plano de pagamento de dívidas em atraso: renegocie e evite o acúmulo de parcelas e efeito dos juros. Se necessário, troque uma dívida mais cara (juros mais altos) por uma mais barata, como empréstimo consignado. Antes de decidir, pesquise muito bem as opções, as condições oferecidas e, principalmente, as regras.
  8. Comece a montar uma reserva de emergência : assim que sua situação estiver normalizada, construa um fundo para proteger seu orçamento no momento em que as contas apertam (por algum problema de saúde, desemprego, evento inesperado em casa etc.)
  9. Envolva sua família no planejamento: família unida consegue excelentes resultados, também nas finanças! Juntos, vocês podem encontrar soluções para as pendências financeiras, alternativas para economizar, viver melhor, poupar e realizar muitos sonhos!
  10. Mude seus hábitos para a vida toda: com sua vida em ordem, aproveite o momento para fazer dos novos hábitos uma prática para toda a vida, seja na forma de consumir, tomar boas decisões financeiras, poupar, investir e coordenar bem sua vida, seja no presente ou no futuro. Este é o segredo de um bom planejamento financeiro!

10 dicas para sair do vermelho

Compartilhar