Educação Financeira para todos

Se, depois de analisar o extrato do seu saldo devedor, você perceber que estão sendo cobrados juros ou multas abusivas, peça estorno destes valores. O Código de Defesa do Consumidor (CDC, artigo 52) limita o valor da multa por atraso em 2%. Caso enfrente problemas na negociação ou tenha dúvidas, a recomendação é procurar um dos órgãos de defesa do consumidor, para obter informações.

Defendendo seus direitos

Quando você finalmente conseguir quitar sua dívida, de acordo com os termos estabelecidos na renegociação, o credor tem a obrigação de retirar seu nome dos cadastros de devedores duvidosos das entidades de Proteção ao Crédito.

Para quem a inclusão do nome em um dos cadastros de devedores inadimplentes foi uma surpresa, vale lembrar que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) obriga a instituição que enviou seu nome a um dos cadastros de avisá-lo.

Caso você não tenha sido notificado, poderá entrar na Justiça contra as entidades responsáveis pelo aviso, solicitando uma indenização por danos morais. Você também tem o direito de exigir que a loja que rejeitou sua compra dê o nome da empresa que encaminhou seu nome para a lista de devedores.

Links úteis:

Código de Defesa do Consumidor
http://www.planalto.gov.br/ccivil-03/leis/L8078.htm

Portal do Consumidor
http://www.portaldoconsumidor.gov.br/

Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor
http://www.idec.org.br/

Fundação Procon
http://www.procon.sp.gov.br/

Defendendo seus direitos

Compartilhar