Educação Financeira para todos

É importante saber que os bancos cobram uma tarifa mensal pelas contas correntes. São obrigados pelo Banco Central a fornecer gratuitamente um cartão de débito para movimentação de sua conta ou um talão de cheques com 20 folhas por mês, mas podem cobrar pelo uso extra e pela emissão de cheques com valores baixos ou altos.

Tarifas

Alguns bancos dão descontos ou não cobram seus serviços, caso você faça investimentos, ou mantenha um saldo mínimo em sua conta. Você deverá fazer uma pesquisa e analisar cuidadosamente todas as opções para sua nova conta corrente.

A tarifa é a remuneração do banco por um serviço prestado ao cliente. Não podem ser cobradas tarifas em contas salário e, com relação às demais contas, é permitida a cobrança dos serviços previamente informados, com antecedência de 30 dias, em quadros demonstrativos afixados em locais visíveis das agências. 

As alterações, tanto para inclusão de novas tarifas, quanto para reajuste das já cobradas, também terão que ser comunicadas com o mesmo prazo de antecedência.

Os extratos enviados aos clientes devem informar, claramente, os serviços prestados e as respectivas tarifas.

Tarifas

Compartilhar