Educação Financeira para todos

Ninguém gosta de enfrentar filas, certo? No entanto, algumas situações de estresse poderiam ser facilmente evitadas, sobretudo nas agências bancárias.

Canais de atendimento

Você sabia que os bancos também possuem dias e horários de pico, em que o movimento é bem maior? A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) recomenda evitar as datas de maior concentração de pessoas nas agências, normalmente nos dias 5, 10, 25 e 30/31 de cada mês, às segundas e sextas-feiras, vésperas e dias seguintes a feriados e 5º dia útil do mês.

Programe seu horário para ir ao banco, evitando os períodos de abertura da agência, almoço e próximo ao fim do expediente. Das 11h15 às 12h15 e das 14h às 15h15 normalmente se registram menores fluxos de pessoas nas agências.

Caixa eletrônico
Você encontrará caixas automáticos à sua disposição em várias localidades. Eles oferecem acesso à retirada de dinheiro em espécie de sua conta corrente em qualquer ocasião. Alguns bancos cobram tarifas pelo uso dos caixas automáticos, enquanto outros incluem este custo na tarifa mensal. Por questões de segurança, os bancos limitaram valores e horários para saque. A recomendação é que verifique essas condições junto ao seu banco.

Atendimento telefônico
Você acorda e sabe que este será um dia daqueles. Tem de levar os filhos à escola, ir ao trabalho e, depois, ainda tem um jantar com clientes. Porém, antes de sair de casa, se lembra de que precisa resolver um assunto bancário.

A boa notícia é que, em alguns casos, você não precisa ir até a agência para resolver problemas. Basta digitar um número em seu telefone e, então, terá uma central de atendimento inteira, preparada para tirar suas dúvidas e solucionar algumas questões.

É possível, por exemplo, fazer consulta de saldos e extratos, transferências de fundos e pagamento de contas. A única questão que deve realmente levá-lo a uma agência, ou caixa eletrônico, são os depósitos e saques. Afinal, você está lidando com o dinheiro físico!

A Febraban informa que os telefones das centrais de atendimento dos bancos estão em cartazes afixados nas agências, assim como o endereço eletrônico dos sites. Extratos, correspondências e outros meios de publicidade também possuem o número. 

Internet banking
Muitos bancos hoje orientam seus clientes a utilizarem recursos alternativos para a realização de suas transações financeiras, tais como a Internet, visando comodidade e segurança.

Depois de habilitado este serviço, por meio de uma senha, dedique algum tempo para conhecer melhor o site do seu banco e tudo o que ele disponibiliza. Além de todas as transações bancárias que podem ser feitas, existem informações detalhadas sobre produtos e serviços, opções de investimentos, tabelas de rentabilidade e custos, diferentes maneiras de visualização do seu extrato, entre tantas outras opções.

Para que você possa consultar e fazer uso dessas facilidades, é importante observar a questão da segurança na internet, evitando golpes ou qualquer invasão em seus dados.

Pelo celular
Entre as diferentes funções de um celular, está o pagamento de contas. No entanto, muitas pessoas ainda questionam a alternativa, preocupadas com a segurança. 

Assim como num computador, os aparelhos móveis também estão sujeitos e vulneráveis em determinados pontos, quando o assunto é segurança. Mas, com alguns cuidados, é possível utilizá-lo de forma segura em transações que envolvam pagamento, bancos etc.

Canais de atendimento

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