Atualização de privacidade

Lançamos nosso Centro de Privacidade e atualizamos o Aviso de Privacidade. Saiba mais. >

Educação Financeira para todos

Geralmente as pessoas abrem conta corrente ao começarem um novo emprego. É nesta conta que será depositado seu salário.

Conta corrente

Dependendo do tipo de conta escolhida, você terá direito a receber talões de cheque, sacar dinheiro de caixa automático, usar cartão de débito e ter essas transações deduzidas de seu saldo.

Guarde comprovantes de todas as suas transações, para que você saiba exatamente quanto dinheiro tem na sua conta. Use seu cartão de débito ou seu talão de cheques somente se tiver fundo suficiente. Se você preencher um cheque de um valor mais alto do que tem em sua conta, o cheque será devolvido por insuficiência de fundos.

Os bancos brasileiros são obrigados pelo Banco Central a disponibilizar mensalmente um extrato detalhando todas as suas transações, bem como seu saldo final. Você também poderá obter extratos diários pela Internet, nos caixas automáticos ou pelo telefone/fax. Certifique-se de que seu extrato mensal corresponde à sua própria listagem de transações.

Cuide bem do seu talão de cheques. Anote sempre no canhoto o valor do cheque emitido, data e finalidade. Isso ajuda bastante a controlar suas contas e, também, a identificar erros, caso ocorram.

Uma conta corrente lhe garante diversos recursos importantes para a sua independência financeira, tais como conveniência, controle e economia.

A conveniência está na capacidade de preencher cheques, usar o cartão magnético para pagar bens e serviços, contas ou fazer outro tipo qualquer de pagamento. O cheque compensado ou o registro do uso do cartão dá a você a garantia de ter feito o pagamento e de que a pessoa ou companhia a quem se destinava o pagamento recebeu o dinheiro. E, rastreando suas despesas, sua conta corrente também lhe permite controlar e poupar seu dinheiro.

Veja na tabela abaixo alguns dos aspectos que você deverá considerar ao escolher um banco.

Localização Agências, horários de funcionamento, disponibilidade de caixas automáticos

Tarifas

Tarifas mensais, tarifas por cheque, tarifas de solicitação de extratos, tarifas de uso dos caixas automáticos.

Outras despesas

Uso do internet banking, talões de cheques adicionais, tarifas de transferência de fundos (DOC e TED) e outras.

Aspectos especiais

Débito automático, cheque especial, internet banking, cartões de crédito, limites de crédito.

Saiba mais sobre cheques
Existem vários itens importantes que devem ser observados na hora de preencher um cheque, como mostra a figura a seguir. Se faltar qualquer um desses detalhes, os cheques não terão validade alguma. Para que você possa conhecê-los melhor, a tabela, logo abaixo, descreve item a item. 

------,---de---------de------

Local e data em que você está preenchendo o cheque.

a

Nome da pessoa ou empresa a quem você está realizando o pagamento

R$

Valor do cheque em números. Por exemplo: R$346,67

Pague por este cheque a quantia de

Valor do cheque por extenso. Esse valor deve ser igual ao valor em números.

Assinatura

Você precisa assinar o cheque, autorizando o banco a pagar a pessoa ou a empresa que apresentá-lo para pagamento. A assinatura deverá ser igual aquela que você registrou no cartão de assinaturas quando abriu sua conta corrente.

Conta corrente

Compartilhar