Educação Financeira para todos

Você costuma sair ainda com bastante dinheiro na carteira, para cobrir suas despesas, ou faz uso do cartão de débito? O que você sabe sobre ele? Veja aqui o que são, as vantagens e como usá-los com comodidade e segurança!

Cartão de débito: saiba como usar

O que são?
Quando você abre uma conta corrente ou de poupança, automaticamente recebe um cartão de débito. Com ele, você pode comprar em muitos lugares, sem ter que carregar dinheiro ou lembrar de levar seu talão de cheque. Apresentando-o em qualquer estabelecimento comercial que aceite este meio de pagamento, você digita sua senha e o valor da compra será deduzido diretamente de sua conta corrente ou de poupança.

Os cartões de débito são produtos de pagamento, porque debitam automaticamente - ou subtraem rapidamente - o dinheiro da conta corrente ou de poupança, como se você estivesse retirando o montante em dinheiro. Por isso, é preciso que você tenha na conta o dinheiro para cobrir a transação. Para saber mais sobre os cartões de débito, converse com o seu banco ou vá até alguma agência bancária.

O cartão de débito é diferente do cartão de crédito, que é um produto para pagamento no futuro.

Cartão de débito: confira as vantagens de usá-lo! 

  • Conveniência e segurança do pagamento: você não precisa carregar um talão de cheques volumoso nem grandes quantias em dinheiro quando sair para fazer compras.
  • Grande aceitação comercial: os cartões de débito são mais aceitos do que os cheques - mesmo quando você viaja.
  • Processo de pagamento fácil e rápido: não há cheques para preencher e geralmente não há necessidade de apresentar uma identidade, nem outra informação pessoal ao vendedor. Basta digitar a sua senha no terminal.
  • Acesso mais fácil: como os cartões de débito utilizam seu próprio dinheiro na ocasião de venda, freqüentemente são mais fáceis de obter do que os cartões de crédito.

Cartão de débito: saiba como usar

Share