Educação Financeira para todos

12 de abril de 2018

Bitcoin é investimento?

No Brasil e no mundo, muitas pessoas têm visto no Bitcoin uma forma de ganhar dinheiro. Mas, como em qualquer decisão envolvendo suas finanças, antes de investir é sempre indicado entender melhor como este mercado funciona.

O Bitcoin é uma moeda virtual já aceita como meio de pagamento em muitos países, incluindo o Brasil. As criptomoedas são transferidas de uma pessoa para outra, sem passar por um banco ou intermediário. São guardadas na sua carteira digital, semelhante a um banco na internet.

Alguns exemplos de como são usadas: você pode comprar jogos, presentes, livros etc. Há muitos mercados de câmbio onde você pode trocá-las por dólares, euros, reais etc.

Bitcoin é investimento?

Oscilação e custos
O preço varia bastante. A criptomoeda pode subir 15% num dia e cair 20% no outro. Por conta do risco, não é um investimento indicado para quem não suporta grandes oscilações.

Para quem quer investir em criptomoedas, a dica é começar bem devagar, colocando pouco dinheiro, até entender melhor a dinâmica e os resultados obtidos. É possível comprar frações de bitcoin a partir de R$ 10.

As instituições que negociam bitcoins são bem parecidas com as casas de câmbio. Para investir, há custos, que variam de um local para outro, compostos geralmente por taxa fixa, mais comissão.

Compartilhar


Compartilhar