Atualização de privacidade

Lançamos nosso Centro de Privacidade e atualizamos o Aviso de Privacidade. Saiba mais. >

Educação Financeira para todos

24 de julho de 2015

O casal pode realizar grandes conquistas quando ambos aprendem, juntos, lições de educação financeira. Um bom planejamento inclui formas de economizar dinheiro e gerenciar melhor suas despesas.

Neste aspecto, com critério e controle, o cartão de crédito pode ser um aliado, já que permite monitorar todos os gastos realizados ao longo do mês.

Despesas mensais na fatura
No caso do cartão adicional, as despesas vêm todas descritas na fatura, separadamente, facilitando o monitoramento. Porém, este recurso não evita gastos, como acontece em um cartão pré-pago, onde o seu portador só pode consumir o limite que estiver estabelecido.

O ideal, para economizar dinheiro e evitar as compras por impulso (tanto do titular do cartão quanto do adicional) é definir um limite de gastos por mês. Colocado em prática, este exercício oferece ao casal a oportunidade de falar mais sobre finanças, controlar despesas e, também, formas de juntar dinheiro para realizar objetivos de curto, médio e longo prazo.

O cartão de crédito deve ser visto pelo casal como um meio eficiente, prático e seguro de pagamento, e não uma fonte de endividamento.

Saiba como funciona o cartão adicional

  • As compras do titular e de seus adicionais são concentradas em uma única data de vencimento da fatura.
  • Com o plástico, é possível fazer compras, saques e parcelar contas. Cheque essas opções com o emissor do seu cartão.
  • Caso o cartão titular possua um programa de recompensas, é importante consultar as regras para aproveitá-lo da melhor forma. Há casos, por exemplo, em que os gastos do adicional são convertidos em pontos para o titular.
  • O titular do cartão define o limite dos cartões adicionais e compartilha os benefícios do seu cartão de crédito com quem ele definir (no geral até 5 pessoas acima de 16 anos de idade).
  • A responsabilidade pelo pagamento da fatura é do titular
  • Observe todas as condições e facilidades oferecidas pelo cartão, bem como custos envolvidos, antes de solicitá-lo de fato.
  • Esteja sempre atento às dicas de segurança do seu cartão de crédito.

Para saber mais, acesse nossa seção Cartões, em Serviços Bancários:
http://www.financaspraticas.com.br/pessoais/bancarios/credito/

Compartilhar


Compartilhar