Educação Financeira para todos

22 de janeiro de 2018

Como calcular o rendimento da poupança?

Por causa do ritmo de queda da Selic, a taxa básica de juro no Brasil, muito tem se falado no baixo rendimento da poupança.

Em maio de 2012, foi alterada a forma de cálculo do rendimento da poupança, atrelando-o justamente à Selic.

A remuneração da poupança é de 0,5% ao mês e 6,17% ao ano, mais a variação da Taxa Referencial (TR), que é atualizada diariamente pelo Banco Central.

Isso significa que todos os valores que são depositados em uma caderneta de poupança são remunerados com base na TR mais juros de 0,5% ao mês. Se a Selic estiver em 8,5% ao ano ou menos, a caderneta de poupança irá render 70% da Selic mais a TR. Quando a Selic ficar acima de 8,5% ao ano, a rentabilidade será composta pela TR mais 0,5% ao mês.

Vale lembrar: Os depósitos feitos até 3 de maio de 2012, data em que foi publicada a medida provisória que alterou os rendimentos da poupança, continuarão a render 6,17% ao ano mais a TR, independentemente da taxa Selic em vigor.

Saiba como calcular o rendimento da poupança

Antes de decidir abrir conta poupança
Na hora de escolher sua opção de investimento, é importante considerar seu perfil de investidor, suas necessidades, objetivos, situação financeira atual e prazo pelo qual seu dinheiro deve ficar investido.

A poupança pode ser um bom investimento como ponto de partida, quando:

  • se quer começar a juntar dinheiro e, então, optar por outras modalidades de investimento.
  • você pretende iniciar uma reserva financeira, sem deixar seu dinheiro na conta corrente, evitando o risco de gastá-lo depressa.

Embora a rentabilidade da poupança não seja um atrativo, vale considerar que na caderneta de poupança não há quantia mínima para começar a investir e há isenção total de tributos sobre os rendimentos, como Imposto de Renda e IOF.

Leitura recomendada:

Hora de investir?
http://financaspraticas.com.br/investir/como-investir-meu-dinheiro/hora-de-investir

Como começar a investir?
http://financaspraticas.com.br/investir/como-investir-meu-dinheiro/hora-de-investir/como-comecar

Compartilhar


Compartilhar