Educação Financeira para todos

14 de dezembro de 2018

Como cuidar da segurança nas compras online?

A internet faz parte da nossa vida e é quase impossível ficar sem ela hoje, certo? Diante disso, muito do que fazemos se torna cada vez mais online. As transações bancárias, as compras, solicitações de serviços, agendamento de consultas e exames. São tantas as tarefas, que às vezes esquecemos de uma questão bem importante: a segurança.

Toda e qualquer transação online exige cuidados. No caso das compras pela internet, observe algumas dicas de segurança online:

Em uma simples pesquisa por melhores preços e condições de pagamento, você percebe que há milhares de lojas por aí vendendo o produto que procura. Por isso, tenha atenção redobrada na hora da escolha, principalmente em relação à idoneidade do estabelecimento. Na dúvida, se não quer correr riscos, compre somente em lojas conhecidas ou indicadas por amigos.

No caso de lojas desconhecidas, procure o endereço fixo do estabelecimento, busque selos de segurança na página da internet e verifique se esses selos são verdadeiros. Você pode ainda usar as redes sociais e fóruns para saber a opinião de outros internautas que já usaram o serviço ou compraram por aquela loja.

Como cuidar da segurança nas compras online?

Pagamento
Ao pagar suas compras, ou mesmo realizar outra transação, muito cuidado para manter protegidos os seus dados financeiros e pessoais.

Antes de fornecer o número de seu cartão de crédito, por exemplo, cheque se o site permite a transmissão segura da informação. Para isso, verifique as chaves de segurança, como símbolo do cadeado fechado na barra inferior do site ou no endereço (URL) que começa com https://. Estes sinais indicam que somente você e o site podem ver a informação relacionada ao pagamento.

Procure ainda informar o número do cartão somente quando tiver iniciado a transação e não quando receber algum e-mail pedindo que faça o procedimento.

No caso da compra virtual, antes de fechar negócio, verifique as políticas de entrega e devolução para se certificar que o produto pode ser devolvido, caso não se encontrem em condições satisfatórias.

Quanto a dados, como número de RG e CPF, só os forneça para sites de compras online confiáveis. Em caso de dúvida, não informe esses dados.

Mantenha um registro de suas transações e revise sempre os extratos do seu cartão. Caso note alguma operação suspeita, comunique imediatamente à administradora.

Outras dicas de segurança online
Além dos cuidados já citados, atenção a outras dicas para evitar problemas nas compras e transações pela internet:

  • instale programas antivírus e antispyware e procure atualizá-los regularmente, para dar mais segurança à navegação;
  • mantenha a sua senha protegida e nunca informe esse código em pedidos de cadastramento ou recadastramento;
  • guarde número de protocolo e comprovante de compra, para comprovações futuras;
  • fique atento ao seu extrato bancário e à fatura do cartão, para checar cobranças indevidas;
  • evite "entrar" nas lojas clicando em links de e-mails com promoções mirabolantes. Confira as promoções diretamente no site da loja digitando o endereço, para evitar golpes!

Links relacionados:

Segurança na internet
http://www.financaspraticas.com.br/planejar/dicas-de-seguranca-financeira/seguranca-na-internet/seguranca-na-internet

Dicas de segurança para cartão
http://www.financaspraticas.com.br/planejar/dicas-de-seguranca-financeira/dicas-de-seguranca-para-cartao

Direitos do consumidor
http://www.financaspraticas.com.br/planejar/consumo-responsavel/direito-do-consumidor

Compartilhar


Compartilhar