Educação Financeira para todos

27 de agosto de 2018

Como economizar combustível?

Você sabia que a forma de dirigir o seu carro está bastante relacionada ao consumo de combustível? Atenção às dicas para economizar combustível, e procure rever alguns hábitos. Você vai sentir a diferença no bolso!

Dicas para economizar combustível na cidade
Evite o uso do ar condicionado: mesmo no verão, é possível economizar com o ar condicionado! Procure parar seu carro na sombra, desligar o ar condicionado pouco antes de chegar ao destino, utilizá-lo na potência baixa e aderir ao uso de película automotiva.

Controle-se no acelerador: quanto mais rápido estiver andando o veículo, maior o gasto de combustível. Procure manter uma velocidade constante, para garantir economia.

Evite peso em excesso no carro: quanto mais pesado o carro, maior a força necessária para deslocamento.

Conheça atitudes simples, no seu jeito de dirigir seu carro, que podem representar uma boa economia de combustível.

Leia também: Atenção aos custos do carro
Cuidado na hora de trocar de marcha: o hábito de “esticar” a marcha gera alto consumo de combustível, quer seja álcool ou gasolina. Fazer a troca de marcha do carro no tempo certo ajuda muito a gastar menos combustível.

Fuja do trânsito e dos semáforos: essa tarefa é difícil, mas vale a dica. Quanto mais uniforme a velocidade do carro (sem ficar parando e acelerando muito), menor o nível de consumo de combustível.

Cuide da manutenção do seu carro: mantenha pneus calibrados, direção alinhada, troque óleo e filtro de ar periodicamente.

Por último, procure observar a qualidade do combustível ao abastecer o seu carro, buscando indicações para escolha do melhor posto.

Link relacionado:

Compra do carro
http://financaspraticas.com.br/planejar/fases-da-vida/compra-do-carro

Compartilhar


Compartilhar